Abono para ex-bolsistas

Antigos bolsistas das colônias passam a receber os R$ 190,00 com retroativo

Notas de 10

Os ex-bolsistas das antigas Colônias, hoje Casas de Saúde da Fhemig, vivem sempre a mesma história quando o assunto é benefícios aos servidores do estado: o governo insiste em deixar de fora essa categoria tão massacrada e inicia-se uma batalha para reverter a injustiça. Assim foi com o abono de R$190,00 concedido no ano passado aos servidores da saúde. Enfim, os(as) ex-bolsistas passaram a receber o valor, com direito a retroativo à junho de 2015.

O valor total do abono – que foi sendo incorporado ao vencimento básico em parcelas – passará completamente para o salário em julho. Nesse mesmo mês, essa parcela de trabalhadores (agora aposentados) também terão incorporado os R$190,00 aos salários.

O Sind-Saúde alertou para o problema desde o início e abriu negociações com o governo para conseguir reverter a situação. De acordo com a publicação feita pelo governo, o retroativo começa a ser pago no mês de março deste ano.

A função de bolsista de atividade especial na Fhemig foi regulamentada pela lei 15790 de novembro de 2005. Atualmente, trabalham como bolsistas servidores das colônias: Santa Isabel, de Betim, Padre Damião, de Ubá, São Francisco de Assis, de Bambuí e Santa Fé de Três Corações.