A favor da constituinte

8 milhões de pessoas participaram do plebiscito pela Constituinte Exclusiva e Soberana


constituinte

 

Foi anunciado na última quarta-feira, 24, pelo grupo de entidades civis que organizam o Plebiscito da Constituinte, que cerca de oito milhões de pessoas participaram do plebiscito popular que propõe uma Constituinte Exclusiva e soberana do sistema político. Desse montante, 97,05% votaram a favor da reforma.

O presidente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo, salientou que este número mostra que a sociedade demanda por uma mudança real do sistema político. Ele ainda se mostrou favorável ao método de pesquisa utilizado para a coleta de assinaturas. “Esse resultado demonstra o acúmulo e o trabalho que foi feito nesses meses, tanto no ponto de vista do trabalho pedagógico, organizativo e de apresentar uma proposta do que queremos à sociedade brasileira”, ressaltou a liderança.

Mesmo com a expressiva coleta de assinaturas, todos que participaram desse processo perceberam que a imprensa realizou uma verdadeira “blindagem da informação”, referente ao plebiscito. De acordo com Vagner Freitas, Presidente Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), os meios de comunicação de massa desinformam a população.

O Presidente da CUT ainda defendeu a necessidade de democratização dos veículos de comunicação. Ele revela que a maioria dos candidatos à Presidência a eleição, seja em âmbito federal e estadual, votaram no plebiscito, porém o fato foi ignorado pela imprensa.

A partir de agora, de acordo com Ricardo Gebrim, da Secretaria Operativa Nacional do Plebiscito, é necessário que haja mobilização popular para pressionar novas conquistas. Ele revela que nesse primeiro momento houve uma participação maciça de diversos trabalhadores, através do movimento sindical, o que mostra que o plebiscito não abre aliança com a classe dominante, e agora é hora de ganhar as ruas.