4º Dia de Greve

No 4º dia de greve geral da saúde, trabalhadores(as) demonstram que a solidariedade só fortalece a luta e doam sangue durante a mobilização em frente ao Hemominas.

Em frente Hemominas

Em mais um dia de greve, às 10h desta quinta-feira, 28/04, já começava a concentração dos(as) trabalhadores(as) da saúde, fortalecendo o movimento que teve início na última segunda-feira, 25. Mas hoje, a mobilização se aliou à solidariedade e os(as) grevistas doaram sangue durante o ato realizado em frente ao Hemominas. A ação demonstra que os servidores(as) lutam por melhores condições de trabalho também pensando em uma saúde de qualidade para a população.

Por isso, a pauta das 30 horas continua ecoando forte em todas as manifestações. A qualidade de vida da(o) trabalhador(a) impacta diretamente na assistência ao usuário do SUS e o estado precisa atender a essa reivindicação histórica, como foi prometido em campanha.

Ana e povo com bandeiras

Enquanto muitos(as) grevistas doavam sangue, do lado de fora muitos(as) outras(os) agitavam suas bandeiras e gritavam palavras de ordem por mais direitos e avanços. “Saúde tá na rua, Pimentel a culpa é sua” é um dos gritos que traduz a falta de responsabilidade de um governo que prometia “ouvir para governar”. Mas a cada novo dia de greve, surgem novos rostos. Trabalhadores(as) que já sentiram que na pele a desvalorização e sabem que só com muita luta e organização podemos conquistar direitos.

Mulher grita - bonita foto

Durante o ato também foi denunciada a nomeação da esposa do governador Fernando Pimentel, Carolina de Oliveira Pereira Pimentel, como secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social. A nomeação foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (28). Enquanto o governador nomeia familiar, os aprovados(as) no último concurso SES agitavam suas bandeiras exigindo as nomeações tão necessárias para suprir um quadro defasado de pessoal na Secretaria.

Mais uma vez, a preocupação do movimento foi dialogar com a população que passava pela região hospitalar, afinal, poucas pessoas sabem as dificuldades que enfrentam os(as) servidores(as) diariamente.

Funed volte a produzir medicamentos

Após a concentração, os(as) grevistas seguiram em marcha até  à Praça da Estação, espaço público histórico para as lutas sociais da cidade.

Na Andradas

1 minuto de silêncio

Outra demonstração de solidariedade na manifestação foi o 1 minuto de silêncio em memória às vítimas da tragédia de Mariana. Hoje, dia mundial em homenagem às vítimas de acidente de trabalho, o Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador realiza junto a várias entidades sindicais um ato em memória a essas vítimas e também para denunciar o crime da Samarco e a lógica devastadora das mineradoras.

Mobilização em outras cidades

Povo com bandeira - boa

Em Juiz de Fora, os(as) trabalhadores(as) também ocuparam as ruas. A concentração foi em frente à sede da Superintendência Regional de Saúde e logo após marcharam pelo centro da cidade, chegando ao calçadão da Rua Halfeld, ponto histórico de manifestações.

Hemominas JF

A luta continua

Amanhã é dia de mais mobilização! A concentração será às 10h, em frente ao Hospital Júlia Kubitschek. Participe!

Garotinha olha bandeiras

Nomeados SES