30 horas para a saúde já!

Mobilização nacional apoiada pelo Sind-Saúde cobrará 30 horas como jornada máxima para os trabalhadores da saúde

chamada 30 horas

Servidores da saúde de todo o Brasil irão realizar um grande ato em Brasília no dia 09 de abril para cobrar pela garantia das 30 horas semanais como jornada máxima para os trabalhadores da área.

O objetivo da marcha – que é organizada pelo “Fórum 30 Horas Já” e conta com o apoio do Sind-Saúde, da CUT, da CNTSS e várias outras entidades – é mostrar à sociedade a importância da redução da jornada e cobrar, dentre outras reivindicações, a votação imediata do Projeto de Lei 2.295.

Em Minas Gerais, a redução da jornada para 30 horas semanais sem redução dos salários é uma das principais reivindicações dos servidores e o Sindicato negocia este ponto com os governos já há algum tempo.

O serviço estressante e cansativo, aliado à sobrecarga de trabalho, pressão, assédio moral, más condições de trabalho e péssimos salários, fazem com que os trabalhadores da saúde fiquem sempre no limite de suas forças, constantemente adoecendo ou tendo que trabalhar com a saúde debilitada. Diante disso, a redução da jornada de trabalho na saúde para 30 horas semanais sem redução nos salários é uma questão imediata, que tem que ser alcançada para que o sistema único de saúde no Brasil tenha sustentabilidade.