Sindicato condena atitude da prefeitura de Patos de Minas com trabalhadores

11 desviodefunçao

A secretária de saúde de Patos de Minas, Denise Maria Fonseca, em conjunto com prefeito José Eustáquio, está passando por cima de normas técnicas da saúde e dos direitos dos trabalhadores da saúde. O Sind-Saúde recebeu hoje (11/09) a denúncia de que as técnicas de enfermagem da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Guanabara e do Centro de Saúde do bairro Alvorada estão tendo que fazer serviço de faxina nos centros de saúde. Nestes locais não existe equipe de limpeza, como denunciam os trabalhadores.

A denúncia não para por aí. Segundo relatos, há casos de trabalhadores recebendo ordens de vigiar alarmes e fazer diversos serviços administrativos que tiram o foco do atendimento à saúde da população. Desde que recebeu a denúncia, o Sind-Saúde procura a secretária de saúde para esclarecimentos, mas infelizmente não recebe retorno.

O Sindicato avalia que os profissionais da saúde de Patos de Minas estão sendo desrespeitados em seus direitos mínimos por aqueles que, por lei, são os responsáveis pela gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Secretária de saúde e prefeito de Patos de Minas respondem por esse exemplo de má-gestão e de desrespeito aos trabalhadores.

O Sind-Saúde repudia a atitude da prefeitura de Patos de Minas e pede a intervenção imediata do Conselho Municipal de Saúde local e do Ministério Público.