Vespasiano deixa unidades de saúde sem itens básicos de higiene

Trabalhadores das unidades de saúde de Vespasiano estão trabalhando sem itens básicos de higiene, como sabonetes, papel higiênico e álcool. Funcionários disseram que precisam levar os produtos de casa para o trabalho. “Não tem, não tem nem pra nós e nem para pacientes. A gente traz da nossa casa e estamos lavando as mãos com detergente”, informou uma servidora.

“É angustiante, porque a gente não sabe se vai se contaminar, se vai contaminar o paciente ou fazer uma contaminação de material, porque não lava a mão direito e não tem álcool disponível para todo setor”, desabafou outro servidor.

A situação é precária. A prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde não podem continuar fazendo vista grossa em relação a isso. Os profissionais da saúde correm risco de vida se continuarem sem o básico para se trabalhar. É inadmissível que pouco tempo depois da pandemia do Covid-19 falte insumos básicos de higienização para trabalhadores da saúde.

A pergunta que fica é: será que o Conselho de Saúde e os vereadores do município tem fiscalizado?

O Sind-Saúde/Mg irá cobrar providências para que a gestão se pronuncie e resolva o mais rápido possível sobre essas faltas de materiais básicos nas unidades de saúde de Vespasiano.