Um basta contra o racismo

CNTSS lança campanha de combate ao racismo através de conversas e conscientização da população e sindicalistas

cntss racismo


Foi lançada oficialmente, na última quinta-feira, 27, durante a 6ª Plenária Estatutária da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), a campanha “Basta de Racismo no Trabalho e na Vida”.  O evento, que reuniu mais de 150 delegados sindicais de todo país, acontece desde quarta-feira e termina hoje, em Florianópolis, Santa Catarina.

A campanha lançada na plenária é mais uma ferramenta dos movimentos sindicais na luta contra o preconceito e o racismo. Além disso, as organizações já se preparam para a “década dos afrodescendentes”, que se inicia em 1º de janeiro, de 2015, e que foi proposta e aprovada na 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada em 2011, em Durban, África do Sul.

Os diretores do Sind-Saúde/MG participaram dos dois primeiros dias do evento que é um momento importante para balizar o movimento sindical na luta pela valorização do trabalhador. Sobre a campanha Basta de Racismo no Trabalho e na Vida, o diretor do Sindicato Renato Barros, acredita que o debate sobre o racismo ajuda a conscientizar os cidadãos sobre um problema que é histórico.

cntss racismo2

Barros, que é negro, ainda revela que dentro mesmo dos sindicatos existe ainda um preconceito racial velado. “Muitos não aceitam por completo o fato de serem representados por um negro e isso os deixa desconfortáveis. O simples fato de propor o assunto como pauta de discussões já promove uma conscientização por parte destas lideranças”, afirmou o sindicalista.