Um ano de pandemia desde o primeiro caso no Brasil

Neste um ano de pandemia, o Brasil ultrapassou 270 mil vidas perdidas pela Covid-19 e 11,2 milhões de casos. O país chega neste mês de março ao seu pior momento da crise sanitária da Covid-19 desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou há um ano a pandemia global. Outros países registram o arrefecimento de casos do coronavírus. Já a opção brasileira de negar a gravidade da doença converteu o país no recordista mundial de mortes por Covid-19.

Em 11 de março de 2020 o mundo entrava em um território completamente desconhecido. Mas ninguém jamais imaginou a dimensão que ganharia a crise…. Ninguém seria poupado. Mas nem por isso o vírus foi democrático. De crise sanitária a econômica, além de vidas humanas, quem mais perdeu foram os mais vulneráveis, com um salto inédito no desemprego, uma queda sem precedentes da economia, o desmantelamento de 30 anos de avanços sociais, a volta da pobreza e da fome e o adiamento do futuro no Brasil e no mundo.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas lamenta profundamente a crise em que os trabalhadores enfrentam neste momento, passando talvez por um dos momentos mais difíceis de suas vidas profissionais, onde lidam com sobrecarga física e emocional e ainda têm de escolher a quem dar os poucos respiradores que restam nos hospitais de diversos estados do país. O sindicato agradece a esses profissionais e se solidariza com os familiares de todos os vitimados pela Covid-19.