Trabalhadores da Enfermagem voltam às ruas pelo pagamento do piso salarial

Trabalhadores da saúde de Minas Gerais se reuniram mais uma vez no Centro de Belo Horizonte para protestar pelo cumprimento da lei que determina o pagamento do piso salarial da categoria. A manifestação, realizada na manhã desta terça-feira (14/02), começou na Praça da Estação e seguiu em marcha até a Praça Sete.

O Sind-Saúde/MG, junto com diversas entidades representativas da categoria, atendendo ao chamado do Fórum Nacional da Enfermagem fez a convocação aos trabalhadores e trabalhadoras do estado para o ato unificado que aconteceu em vários estados e cidades do país. O movimento demonstra toda a insatisfação da categoria diante dos impasses e empecilhos do Supremo Tribunal Federal e das entidades privadas lucrativas da saúde e, não só do governo federal, mas também dos governos estadual e municipal em pagar o piso aos trabalhadores.

Sob gritos de “Sem enfermagem não tem saúde”, trabalhadores cobram o pagamento do piso salarial, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro do ano passado. Desde então, entidades representativas da categoria tentam derrubar a liminar que vetou o benefício.

O movimento de hoje foi preparatório para a paralisação do dia 10 de março, caso o governo federal não destine recurso para o pagamento do piso. A categoria também reivindica melhores condições de trabalho.

Para os representantes de entidades presentes o discurso é unanime: é preciso manter a pressão e não baixar a guarda, pois o piso já está aprovado, também está aprovado a fonte de custeio. O que está faltando é editar uma medida provisória, da qual já foi entregue a minuta ao governo, para regulamentar a forma que o repasse será feito para os estados e municípios.

A Enfermagem é base de sustentação do Sistema de Saúde, sem a qual não é possível prestar uma assistência qualificada e segura, que precisa de reconhecimento e valorização, que só será possível com a efetivação do Piso Salarial no contracheque do trabalhador.