Trabalhadoras e trabalhadores do Hemominas fazem manifestação na porta da unidade em BH

Na manhã desta terça-feira, 15/03, os trabalhadores e trabalhadoras da Fundação Hemominas, em Belo Horizonte, fizeram uma manifestação na porta da unidade para reivindicar carreira justa, recomposição e reajuste salarial não pagos por mais de 10 anos. A manifestação começou às 10h e durou até às 12h, enquanto os trabalhadores levantavam faixas e palavras de ordem, quando o sinal de trânsito fechava.

As pautas de reivindicação foram sobre reajuste e recomposição de 32,8% referente a perdas dos últimos 10 anos, que se tenha um plano de cargos e salários, carreira Única, por pontuação e escolaridade, por concurso público imediato e também contra toda forma de privatização.

Durante o ato, diretores do sindicato explicavam a situação atual dos servidores estaduais da saúde, que têm os piores salários praticados entre todas as carreiras do estado de Minas Gerais. Só as perdas inflacionárias acumulam 32,6% e somado a uma carreira desatualizada e paralisada no tempo.

Diante da situação, os trabalhadores do Hemominas disseram não ao atual modelo de Carreira e apontaram que a proposta de recomposição do governo Zema de 10.06 %, não atende à demanda da categoria, já que leva em conta a inflação apenas dos últimos 12 meses.

Calendário de Lutas

Importante: Na última assembleia da categoria, 08/03, ficou definido que os trabalhadores iriam aguardar a resposta do governo esta semana e convocaram uma nova Assembleia com paralisação de 24 horas, para amanhã, 16 de março (quarta-feira) para analisar o rumo do movimento reivindicatório.