Situação da saúde em Corinto

Sind-Saúde se reúne com prefeito de Corinto e entrega reivindicações da categoria

pauta de reivindicação

A situação dos trabalhadores da saúde de Corinto, região central de Minas Gerais, foi discutida em reunião entre o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) e o prefeito da cidade, Corinto Sócrates de Lima. A criação do Plano de Carreiras, regularização do vínculo dos Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS), reajuste salarial, sobrecarga de trabalho, adicional de incentivo e pagamento em dia foram as reivindicações dos trabalhadores apresentadas à gestão. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (02/03) e estiveram presente representando os trabalhadores os diretores do Sindicato Lionete Pires e Evaldo Lopes e a delegada sindical Maria Luiza.

Os representantes dos trabalhadores abriram a reunião reafirmando a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância de valorizar também os trabalhadores que fazem o mesmo funcionar. O Sindicato apresentou uma proposta de Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) para que a prefeitura estude a construção de uma perspectiva de progresso aos trabalhadores.

O Sindicato também informou a prefeitura sobre as questões especificas que envolvem a carreira dos ACS e ACE e a necessidade de regularização do vínculo. O gestor municipal afirmou que irá procurar os órgãos competentes para solucionar a questão.

A prefeitura justificou o cenário econômico para negar a reivindicação de reajuste salarial aos trabalhadores. Nem mesmo uma previsão para isso foi apresentada.

Os representantes dos trabalhadores também denunciaram ao prefeito a sobrecarga de trabalho dos ACS. Por imposição da gestão, eles fazem 30 visitas domiciliares por dia e o ainda complementam com serviço interno na Unidade. Clique aqui e veja mais sobre isso. O prefeito informou que não partiu dele essa ordem e que discorda dessa exigência. Em sua avaliação a qualidade do serviço de fato será prejudicada.

Foi pedido ao prefeito que orientasse o secretário sobre o que é estabelecido pelo Ministério da Saúde e os riscos desta sobrecarga. Sobre o adicional de incentivo, o prefeito disse que aguarda os documentos protocolados. Segundo ele quando estiver em conformidade com a lei e a verba repassada, o pagamento será feito.

Por fim, os trabalhadores exigiram o pagamento na data correta. De acordo com o gestor, o dinheiro já está na conta para realizar o pagamento, porém a Câmara Municipal não fez a dotação orçamentária e isso impossibilita a liberação do pagamento.