Sind-Saúde/MG na defesa intransigente pelos direitos dos trabalhadores

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais tem lutado para que o governo Zema não destrua a Fhemig, dentro do seu projeto de privatização está o aumento dos plantões. Desde a publicação da resolução o Sind-Saúde tem se pautado pela defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da Fhemig e pela manutenção das cargas horárias existentes na rede.

Foi levado para a mesa de negociação diversos questionamentos de problemas gerados pela resolução 10.668 de dezembro de 2022 e pela 10.730 de março de 2023. Nessa negociação garantimos que os trabalhadores pudessem fazer 24 horas de plantão, 4 trocas de plantão por mês, plantão de 6:40 e opção de 6,6,8 para jornada de 20 horas. Garantimos a folga mensal para plantonistas de 40 horas, a ampliação dos horários de início da jornada de trabalho, a possibilidade de compensação de horários no mês, e entre outras alterações. Com isso, nova resolução está prevista para ser publicada em agosto.

Quanto a jornada 12×60 o Sind-Saúde apresentou ao governo o acordo de 1985 que estabeleceu essa jornada, chamando assembleia onde foi decidido início de greve para o dia 12 de junho de 2023, momento em que só então após governo receber o comunicado de greve do sindicato abriu negociações diretamente com a secretária de Planejamento e Gestão, Luiza Barreto.

O Sind-Saúde através das diretoras Dehonara de Almeida e Luciana Silva insistiu por mais de uma hora para que o governo aceitasse a participação da comissão de trabalhadores na reunião. Após a essa pressão, o governo cedeu e aceitou que a comissão participasse das negociações.

As negociações continuaram com a ajuda dos deputados do bloco democracia e luta que faziam obstrução aos projetos de interesse do governo na assembleia. Na última reunião com Seplag/Governo/Fhemig e entidades, o

Sind-Saúde questionou o fato de a Fhemig não ter informado a controladoria sobre a jornada 12×60 na comunicação interna 063/2017 na qual a controladoria se baseou para fazer o relatório de auditoria.

Conforme solicitado pelo governo, foi elaborado junto com a comissão no dia 26/07 um documento com a defesa da jornada 12×60 e proposta para que o governo envie projeto de Lei regulamentando as jornadas de trabalho dos plantões. Esse documento foi enviado ao governo no dia 27/07.

O sindicato continua fazendo todos os esforços para garantir a manutenção dessa importante conquista, que é a jornada 12×60.

O SIND-SAÚDE, COMO O REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES DA FHEMIG E DE TODO O SISTEMA ESTADUAL DE SAÚDE E DOS MUNICÍPIOS CONTINUARÁ PRESSIONANDO PARA QUE O GOVERNO NÃO RETIRE OS DIREITOS DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO SUS!

PROPOSTA-SINDSAUDE

Oficio-005-2023-Informa-decisao-de-assembleia-dos-trabalhadores-da-FHEMIG-1