Sind-Saúde denuncia que médicos residentes estão conduzindo procedimentos no Hospital Regional Antônio Dias

Estudantes de medicina de uma faculdade particular estão fazendo cirurgias e vários outros procedimentos no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, sem acompanhamento de um médico, o que, inclusive, causou a morte de alguns pacientes. Esta é uma das denúncias que o Sind-Saúde recebeu dos trabalhadores da unidade e encaminhou para a Fhemig, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Promotoria de Justiça de Patos de Minas, Conselho Estadual de Saúde e imprensa.

A principal denúncia grave é sobre o convênio com uma faculdade particular de medicina. Os relatos dos trabalhadores mostram que acadêmicos de medicina estariam fazendo procedimentos clínicos e cirúrgicos, muitas vezes sem acompanhamento de um preceptor, gerando risco a saúde dos usuários. Também ressaltaram que muitas prescrições, feitas pelos acadêmicos, chegam no posto de enfermagem com erros e que se forem ministrados podem levar risco à saúde dos pacientes.

Segundo funcionárias do Hospital, muitos médicos concursados e plantonistas não cumprem toda a carga horária, deixando os procedimentos a cargo dos estudantes para irem atender em clínicas particulares.

Outros problemas comuns da unidade são a desqualificação e o baixo número de funcionários da farmácia do Hospital, falta de local para descanso dos trabalhadores noturnos, assédio moral, equívocos na avaliação de desempenho, falta de roupas para pacientes e servidores, falta de equipamentos de proteção individual, dispersão de medicamentos e prescrição médica feita verbalmente ou por telefone. O Sind-Saúde também questiona os critérios que a organização não governamental ONA estabelece para certificar o hospital que apresenta tantos problemas estruturais.

Todas estas situações foram levadas à direção do Hospital em duas reuniões, realizadas nos dias 10 de abril e 03 de maio, mas nada ainda foi resolvido.

Deu na mídia:
– Hoje em Dia: Cirurgias irregulares estariam matando pacientes em hospital mineiro
– Patos Hoje: Médicos do HR batem ponto e vão embora com doentes morrendo

Redes de Televisão da região também noticiaram a denúncia.