Sem 13º

No apagar das luzes, governo diz que servidores não receberão 13º salário neste ano

03 01 assembleia geral

O governo estadual anunciou por meio de nota nesta sexta-feira (28) que o funcionalismo não irá receber o 13º esse ano e não tem nem mesmo previsão para o pagamento. O Sind-Saúde recebeu a notícia com muita indignação. Na Justiça, o Sindicato busca através de um mandado de segurança a obrigatoriedade do pagamento do 13º. O ano de 2019 irá começar com uma necessidade imensa dos trabalhadores se organizarem na defesa dos seus direitos. O Sind-Saúde prepara para iniciar as negociações com o novo governo e convoca a categoria para uma Assembleia Geral para o dia 03/01 (quinta) às 10 horas no pátio da ALMG. O objetivo é que os(as) servidores(as) da saúde estejam preparados(as) para lutar pelos seus salários e direitos.

O governo usou como justificativa para o não pagamento do 13º o adiamento do repasse de R$200 milhões por parte do governo federal referente à “compensação financeira em função da perda de receita decorrente da desoneração de ICMS sobre exportações de bens e da concessão de créditos nas operações anteriores”, aprovada no Congresso Nacional (PLP 511/2018). Ainda segundo a nota, o Estado deixou de arrecadar R$500,00 milhões no leilão da securitização das dívidas. O Sindicato entende que ao não divulgar a data de pagamento do 13º, o governo descumpre o Acordo de Greve firmado no dia 21 de dezembro para o fim do movimento grevista dos (as) servidores(as) da saúde.

A segunda parcela do salário atrasado será paga no decorrer desta sexta-feira, a poucos dias do fim do ano e, ao mesmo tempo, do trágico fim deste governo.