Após aumentar próprio salário em 300%, Zema quer congelar reajuste dos servidores em nove anos

Além de privatização de patrimônio estatal, medidas tem alvo direitos dos servidores públicos

É hora de se levantar contra a política de arrocho salarial! O governo Zema enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (16/10), o chamado plano do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), um pacote de maldades que inclui o congelamento dos salários dos servidores públicos nos próximos nove anos, a venda de empresas públicas e o desmonte de serviços públicos mineiros. Com o plano em mãos, o legislativo irá analisar a proposta de recuperação fiscal. Este é um momento importante de mobilização de todo o funcionalismo público para barrar a política de arrocho salarial e estado mínimo implementada.

Greve Geral
No dia 07 de novembro, a Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos, que reúne todos os sindicatos representantes das categorias dos servidores públicos no Estado, organizam a GREVE GERAL que tem como um dos objetivos a defesa do patrimônio mineiro e os direitos dos trabalhadores.

Um peso, duas medidas
Enquanto a proposta do governo é de congelamento dos salários, em maio deste ano Romeu Zema aprovou 300% de aumento do seu salário e dos salários do primeiro escalão. O salário do governo passou de R$10.500 e chegará a R$41.845,00 em 2025. O aumento está sendo contestado no Supremo Tribunal Federal (STF) . Já na proposta de Romeu Zema enviada ao legislativo sobre o funcionalismo, a previsão é de dois reajustes nos próximos 10 anos.

Endividamento do Estado
A Assembleia Legislativa (ALMG) irá promover o clico de debates sobre a dívida do Estado em Minas Gerais. A programação foi debatida com a sociedade civil, incluindo a Frente em Defesa dos Serviços Públicos, e será uma atividade de mobilização do funcionalismo. O evento, que será realizado nos dias 26 e 27 deste mês. As inscrições estão abertas a partir de hoje (17 e vão até o dia 27).