Reunião no Galba Velloso

Sindicato discute problemas do Galba Velloso com gestores do Hospital e da Fhemig

Reunião no Galba Velloso


Durante reunião realizada na terça, 31/10, entre o Sind-Saúde, a diretora de Gestão de Pessoas (Digepe) da Fhemig, Ana Costa Rêgo e a diretora do Hospital Galba Velloso, Luzmarina Morelo, o responsável técnico de enfermagem do Hospital, Arthur Felipe e o assessor da Digepe, Adolfo Vieira Sales, foram discutidos alguns problemas da Unidade.
Extensão do adicional de urgência/emergência. Trata-se de uma falha antiga a ponto de os servidores que trabalham nos setores de Alas, CTC e transporte não serem contemplados com o devido adicional. Cabe ressaltar que o HGV atende usuários com idade acima de 18 anos portadores de transtorno mental em situação de crise.

Diante disso, fica claro que o tipo de atendimento realizado pelos profissionais da Unidade e que os leitos da Unidades, quaisquer que sejam, são leitos também de emergência já que os pacientes encaminhados estão ainda em crise, mantendo todos os sintomas caracterizados na emergência. A diretora da Digepe se posicionou a favor do pagamento do adicional e disse que enviará à Comissão Orçamentária da Fazenda um relatório solicitando a extensão do abono e comunicando de imediato a resposta ao Sindicato, sendo que já houve a sinalização positiva da presidência da Fhemig em reunião anterior, assim como para as unidades do HRAD e HAC.

Transporte de pacientes – O transporte dos pacientes, outro ponto discutido na reunião, tem se constituído em transtorno para a assistência ao paciente do HGV. A falta de pessoal faz com que um ou mais servidores deixem seus locais de trabalho para acompanhar pacientes que precisam ser deslocados para fazer exames ou interconsultas. O setor de transporte não tem sequer um funcionário na sua lotação mesmo caracterizado como setor de transporte e também não está incluído no adicional de emergência. A Digepe informou estar buscando a solução e informará o Sindicato o mais breve possível.

O Sind-Saúde mais uma vez se posicionou contra o problema do transporte no Galba enfatizando que falta respeito ao correto dimensionamento de pessoal o que contribui para que aconteçam furos na escala e risco aos pacientes.
Remanejamento da equipe de enfermagem – O remanejamento dos servidores, da forma como vem ocorrendo no Hospital acabou por se transformar em outro grande problema. O remanejamento vem sendo feito pelas chefias sem nenhuma documentação e sem que o servidor seja ouvido. O Sindicato repudia o remanejamento as transferências sem critério como vem sendo denunciado pelos trabalhadores, principalmente de forma compulsória e sob ameaça.

A diretora da Digepe, Ana Costa Rêgo, interveio nesse ponto da pauta e solicitou a suspensão do remanejamento de servidores no Galba Velloso e reiterou que é necessário haver o documento individualizando o procedimento e justificando o remanejamento. A diretora ficou de se reunir com a presidência da Fhemig para tratar desse assunto.
O Sind-Saúde rearfirmou que o remanejamento de maneira compulsória deverá então ser feito ex-ofício para que, caso o trabalhador discorde, haja a ampla defesa do contraditório, principalmente em caso de perda salarial.

O Sindicato ressalta ainda que o abono de emergência recebido pelos trabalhadores é fruto de luta histórica e que tal adicional é direcionado aos setores que são classificados no decreto e que, no caso do Galba Velloso, os setores das alas deverão ser incluídos de forma imediata, assim como o CTC e o setor de transporte.