Plano de Carreira na Saúde

Sindicato cobra da gestão estadual a valorização do funcionalismo através dos planos de carreiras

A reunião do Sind-Saúde/MG com o representante de governo na Cidade Administrativa, no dia de hoje (24), foi pautada pela luta dos trabalhadores em busca da consolidação dos planos de carreiras na saúde. Além desta pauta, foram mencionadas outras específicas de cada fundação e SES. O sindicato cobrou, mais uma vez, a isonomia na saúde com a implementação das 30 horas e equiparação dos benefícios de alimentação.editada

Desde o início da gestão Pimentel, foi apresentado pelo sindicato ao governo, uma proposta de plano de carreiras que contemplasse a todo o funcionalismo mineiro. Logo do ingresso da, então, nova gestão, o Sind-Saúde/MG pautou a necessidade de se implantar o plano nas carreiras, tendo em vista que a grande maioria dos servidores depois de ingressos no estado, seguem se desenvolvendo em suas áreas de conhecimento e não tem seus recebimentos equiparados aos níveis de graduações alcançadas.

Diante da cobrança do Sind-Saúde/MG, o representante de governo, Carlos Calazans, se comprometeu em criar uma comissão dentro da SEPLAG para construir o plano de carreiras, com base no que foi construído pelo sindicato em 2015. A Secretaria deve encaminhar até o dia cinco de fevereiro o documento para conhecimento e análise crítica do Sind-Saúde/MG, que por sua vez deve devolver o documento com as alterações necessárias para a SEPLAG. Segundo Calazans, o plano será encaminhado ao governador do estado no dia 31 de março. O representante se comprometeu ainda em publicar uma resolução no diário oficial do estado sobre a reestruturação das carreiras na saúde.

Confira outros pontos importantes discutidos na reunião desta quinta, na Cidade Administrativa:

O Sindicato está discutindo, há mais de dois anos com o governo, a concessão do prêmio de produtividade e, no decorrer de incessantes reuniões, a gestão acenou com a possibilidade de criar um novo modelo de produtividade – Plano de Metas e Resultados. A princípio, aceitamos iniciar como pilotos Fhemig e  Hemominas, mas o Sindicato exige que esses pilotos sejam estendidos para todas as unidades do Sistema Estadual de Saúde e Unimontes.

Conforme o governo, esse Plano de Metas e Resultados está implantado na Secretaria de Estado de Fazenda e na Advocacia Geral do Estado (AGE) e a gestão quer implantar agora na área de urgência.

Augas

Ainda de acordo com o governo, o estudo referente à carreira dos Augas está pronto com a inclusão dos aposentados e foi encaminhado para a Comissão de Finanças (COF). Na próxima reunião da Comissão será colocado para aprovação.

O governo  confirmou que está mantido o acordado na mesa de negociação. No mês de março,  os valores da correção salarial dos Augas estarão no contracheque. Quanto ao vale-alimentação, a proposta do Sindicato é que sejam ampliados os valores da SES, de R$ 20 para R$ 25, porém o governo não acenou positivo para aprovação já que é necessaria a avaliação da arrecadação do estado que será entregue no dia 31/01.

O Sindicato também exigiu do governo que o 13º de 2017 não tenha mais três parcelas na divisão para quem ganha até R$ 3 mil. A gestão vincula a resposta a essa demanda também à divulgação do relatório financeiro do final de janeiro.

Anote as negociações que prosseguem no mês de fevereiro. Par dar continuidade às negociações setoriais em curso da pauta de reivindicações específicas, ficou estabelecido o seguinte calendário de reuniões:

06/02/18 à UNIMONTES – Montes Claros

07/02/18 à FUNED às 11:00h – FUNED