Paralisação no IRS

Servidores do Raul Soares aderem a paralisações sazonais e marca o protesto para a próxima segunda em frente a unidade

28 Protesto IRS 01

Os servidores do Instituto Raul Soares realizaram assembleia local nesta terça-feira (28/04) e aprovaram a paralisação para a próxima segunda, dia 4 de maio. Os trabalhadores exigem do governo Zema o cumprimento da pauta geral da categoria e a apresentação de respostas às reivindicações sobre a unidade. A paralisação faz parte do movimento dos servidores da Fhemig que cobra a extensão da gratificação emergencial da pandemia para todos os trabalhadores estaduais da saúde; o retorno dos leitos psiquiátricos do Hospital Galba Velloso e a reabertura do HGV-Ortopédico; afastamento imediato dos trabalhadores do grupo de risco, sem perdas salariais; fornecimento de EPIs para todos os profissionais da saúde; representação dos trabalhadores no Comitê do Plano de Prevenção e Contingenciamento à COVID-19.

A paralisação irá acontecer das 08 às 14 horas. A assembleia aprovou por unanimidade as reivindicações. Estiveram presentes também servidores do Hospital Galba Velloso que também denunciaram a forma de transferência de pacientes entre as duas unidades e o reflexo do atendimento da rede hospitalar da saúde mental. O posicionamento dos trabalhadores é pela manutenção dos leitos psiquiátricos dos HGV. A imprensa acompanhou o ato e repercutiu o protesto na imprensa mineira.

28 Protesto IRS 03

Além do Raul Soares, já realizaram paralisação o Hospital João Penido, em Juiz de Fora, e o Hospital Julia Kubitscheck.  O SAMU de Juiz de Fora também fez assembleia e, além dos EPIs os trabalhadores cobram repasses atrasados do governo estadual ao Cisdeste. A Casa de Saúde Santa Izabel fará assembleia local amanhã (29).

Veja a pauta completa de reivindicação dos trabalhadores do IRS, o ofício com os itens foi enviado ao governador Romeu Zema com cópia para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, ao presidente da Fhemig Fábio Baccheretti Vitor, a promotora de Defesa de Saúde do Ministério Público, Josely Ramos Pontes e ao lider da bancada da oposição da Assembleia Legislativa, deputado estadual André Quintão:

– Manutenção dos leitos do Hospital Galba Velloso para atendimento aos usuários da Saúde Mental;

– Vistoria da Vigilância Sanitária no IRS;

– Elaboração de relatório pela direção do IRS quanto às medidas adotadas para a segurança dos trabalhadores no exercício de sua função;

– Encaminhamento das denúncias para conhecimento e apuração do Ministério Público com a finalidade de abertura de Inquérito Cível para apurar as irregularidades denunciadas pelos trabalhadores contra a gestão da unidade hospitalar;

– Pagamento de adicional de emergência a todos os setores do IRS e não remanejamento da equipe multiprofissional entre os setores;

– Afastamento imediato dos trabalhadores do grupo de risco durante a vigência da Pandemia;  Extensão da gratificação de emergência em saúde pública a todos os trabalhadores do IRS;

– Todas as lutas que envolvem saúde mental serão feitas de forma conjunta entre Hospital Galba Velloso e Instituto Raul Soares;

– Providenciar local de descanso adequado para o conforto dos trabalhadores;

– Instalar bebedouros ou fornecer galões de água em todos os setores;

– Instalar banheiros nos setores onde não existem instalações sanitárias;

– Providenciar treinamento clínico para atendimento aos pacientes com COVID-19;

– Adequar os locais em que haverá atendimento aos pacientes com CoronaVírus (UCCI).

28 Protesto IRS 02