Ocupação na Fhemig

Servidores da Administração Central da Fhemig ocupam ADC

01-02-OcupacaoFhemig

O ano começou com uma paralisação e manifestação na porta da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, o motivo se deu pelo corte da alimentação na Administração Central. Os trabalhadores se reuniram na porta da Fundação, onde em ato simbólico bateram canecas e colheres. Após a manifestação que iniciou às 10h, desta quinta-feira, 02, os servidores seguiram em marcha para ocupar o prédio da Fhemig, onde ficarão até que o presidente aceite negociar com os trabalhadores.


A suspensão do fornecimento do almoço foi comunicada no último dia 16/12, através de um cartaz que anunciava reunião de ‘15 minutos’ para o mesmo dia, para anunciar o corte a partir do dia 02/01. Diretores do Sind-Saúde estiveram na reunião, que na verdade, não aconteceu de fato. Pois os trabalhadores se recusaram a ouvir o absurdo que o chefe de gabinete, André dos Anjos, queria anunciar.


O Sind-Saúde encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG) exigindo a manutenção da alimentação para os trabalhadores da ADC, conforme o Decreto. Além disso, o Sindicato informou que caso a Fhemig prossiga com essa ação, entrará com mandado de segurança coletivo para garantir o cumprimento da lei.

01-02-OcupacaoFhemig1

Para a diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores (Sind-Saúde/MG) a decisão corte da alimentação é unilateral e afirmou que a gestão não tem amparo legal para essa ação. “O decreto é claro, nele está dizendo que o direito é garantido ao servidor a partir do momento que é verba indenizatória. Não é porque você é da administração que você come menos ou não come. Nós somos regidos pelo Estatuto do Servidor e por uma legislação, não é pela vontade do gestor que acabou de chegar. Não vai ser uma gestão que chegou agora que vai desmontar o que foi conquistado através da luta dos trabalhadores”, disparou Neuza.

01-02-OcuapacaoFhemig2

Paralisação
Os trabalhadores ocuparam a Administração da Fhemig, onde ficarão até que sejam recebidos pelo presidente e que a decisão seja revogada. O sindicato providenciou colchão e alimentação para todos os servidores presentes. O Sind-Saúde terá uma lista para que o servidor assine e comprove que estava em paralisação. 

Até o fechamento desta matéria não houve nenhuma negociação e a informação que se tem é que o presidente e o chefe de gabinete da Fhemig, se encontram na cidade de Juiz de Fora.

01-02-OcupacaoFhemig3

01-02-OcupacaoFhemig5

01-02-OcupacaoFhemig4

01-02-OcupacaoFhemig6