Núcleo de Saúde do Trabalhador HJK

 

Hospital Julia Kubitschek caminha para melhoria da saúde do trabalhador 


   No dia 27 de janeiro foi realizada na sala da diretoria do Hospital Julia Kubitschek, uma nova reunião (a segunda no mês de janeiro) para discutir a criação do Núcleo de Saúde do Trabalhador que tem como objetivo acolher e preservar a saúde do servidor público. A iniciativa é baseada nos princípios do protocolo 008/2011da Mesa Nacional de Negociação, que lança as diretrizes da política nacional de promoção da saúde do trabalhador. A proposta foi apresentada pelos diretores do Sind-Saúde Neuza Freitas e Gilberto Fragoso que propuseram uma parceria com a doutora Marta de Freitas responsável pela Diretoria de Saúde do Trabalhador do Estado de Minas Gerais e a gestão da Unidade.

WhatsApp Image 2017-02-02 at 14.10.09

  Atualmente, não há um local específico para atender e acompanhar a saúde do trabalhador, o que faz dessa iniciativa uma medida tão importante. Há servidores com casos de adoecimento, principalmente de doenças osteomusculares, mentais e comportamentais e não tem a quem recorrer para buscar uma solução efetiva. O núcleo vem oferecer esta opção de acolhimento e escuta direta ao trabalhador.

  Para Marta Freitas o maior desafio da ação será realizar exames periódicos em todos os servidores da unidade, implementando assim o programa no setor público. Mas para que a proposta possa ir adiante é necessário envolver diversos profissionais nas atividades dando credibilidade ao Núcleo.

 E para que a iniciativa fique ainda mais completa, Marta sugeriu uma parceria com o grupo de psicologia da UFMG e que a ação deve contemplar as áreas de ortopedia, nutrição, psicossocial, fisioterapia dentre outros profissionais. É de suma importância que a Gerência de Saúde do Servidor e Perícia Médica (GSST), responsável por supervisionar e subsidiar a formulação e proposição de diretrizes, normas e ações na área de segurança, saúde no trabalho e perícia médica, esteja ciente da criação do núcleo. A GSST também precisa fazer parte da comissão de criação do núcleo, tendo conhecimento que o Núcleo não substitui e nem pretende alterar a autonomia da GSST, e sim estabelecer uma parceria dentro do Hospital Julia Kubitschek.

WhatsApp Image 2017-02-02 at 14.10.01

   A diretora do Sind-Saúde Neuza Freitas afirma que é do interesse do trabalhador uma iniciativa voltada para a sua saúde profissional. Para dar continuidade ao projeto ficou definido que a próxima reunião será no dia 21/02 com a pauta de formação da comissão que dará inicio a organização do núcleo.