Nova gestão da saúde promete valorização

Em apresentação do novo comando da secretária aos ACS de Patos de Minas a fala foi de valorizar a força de trabalho


Saúde ACS Patos 13 03

Em tempos de desmonte do SUS, gestor propor valorização da força de trabalho é luz no fim do túnel. A secretaria de saúde de Patos de Minas reuniu nessa terça-feira (13/03) com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para apresentar a equipe de trabalho e prometeu valorização e reconhecimento dos profissionais na atuação e na promoção em saúde nas equipes de trabalho.

A gestão também fez a escuta dos trabalhadores. A principal insatisfação sobre a rotina de trabalho exposta pela categoria diz respeito ao número de visitas dos agentes e a sobrecarga de trabalho e o não pagamento da insalubridade.

Os trabalhadores que participaram da reunião saíram do encontro com expectativa de justiça e isonomia. Uma nova reunião foi agendada para o dia 26 de março para que a prefeitura apresente uma proposta. Os trabalhadores também aguardam a reunião para dar continuidade aos pleitos entregues no último dia 13/03.

Para o Sind-Saúde, a promessa de valorização e reconhecimento profissional das equipes de saúde é uma expectativa para a categoria. A nova secretária de saúde, por ser servidora de carreira e conhecer a realidade da saúde municipal pode ter um olhar na reestruturação do SUS na cidade, com valorização dos trabalhadores da saúde.

Os agentes reivindicam a extensão do reajuste salarial, concedido ao funcionalismo municipal em fevereiro (acesse aqui matéria sobre esse reajuste). Em fevereiro, foi concedido um reajuste a todo funcionalismo de 5,03%, mas os agentes ficaram de fora. A categoria se mobilizou e reivindicou junto ao executivo e legislativo a inclusão destes trabalhadores na política salarial da cidade e o cumprimento da Lei Complementar 500/2015 que garante o mesmo índice aplicado a todos os servidores.