Nota de solidariedade à Janaúba

Um sentimento de dor e solidariedade tomou o coração dos mineiros

Força Janaúba

Em um momento de dor intensa e luto coletivo, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) manifesta profundo apoio e solidariedade aos familiares e vítimas da tragédia estarrecedora ocorrida em Janaúba nesta quinta-feira (05). A dor pelos acontecimentos nos coloca em luto e perplexos com a barbárie brotar em um local que tem em sua origem a educação e a emancipação da infância que simboliza o crescimento da nossa sociedade. Foram 43 pessoas foram internadas, 39 crianças. Até o momento o ataque matou nove pessoas.

Ao assistirmos a crueldade da atitude do vigia ao incendiar a creche, vemos também transbordar a nossa força de união e resiliência brasileira. Valores que estão em nossa história.

O Sind-Saúde/MG manifesta também uma mensagem de carinho aos trabalhadores da saúde de Janaúba e região. O atendimento às vítimas contou com mais de 50 profissionais do Samu Macro Norte para o serviço de urgência e emergência, além do trabalho de uma rede ampla do Sistema Único de Saúde (SUS), como o suporte da Fundação Hemominas no fornecimento de sangue, nas unidades hospitalares que receberam as vítimas, seja nas unidades da macro região e nas transferências para o Hospital João XXIII e no atendimento nas unidades hospitalares.

Em um tempo que a saúde pública sofre um bombardeio e cortes irreparáveis são fundamentais trazer a reflexão de que todo o atendimento às vítimas dessa terrível tragédia foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pontar este fato em um momento de extrema dor nos faz reafirmar ainda mais a importância da saúde pública para a população, seja nos atendimentos diários seja numa complexa assistência em calamidades.

Doação e mais solidariedade

A prefeitura de Janaúba lançou uma campanha para arrecadação de materias para hospitais Regional e Fundajam. As doações devem ser entregues à farmácia do Hospital Regional. Veja a lista das necessidades:

Luvas de procedimento

Dipirona injetável

Soro fisiológico

Sulfadiazina de prata

Agulha 40×12

Agulha 25×8

Jelco 24

PVPI Tópico

PVPI Degermante

Tintura de Benjoin