Municipalizados de BH na greve

Sem avanços nas negociações, servidores de BH terão nova assembleia nesta quarta (14)

protesto servidores municipais

Protesto desta quarta-feira (13) parou o centro de BH.                        Foto: Sindibel



A reunião marcada para discutir assuntos específicos da saúde nas negociações sobre a greve dos servidores municipais de Belo Horizonte não teve nenhum resultado concreto. Durante reunião da Mesa de Negociação específica da saúde, servidores fizeram vigília na entrada da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos (Rua Uberaba, 295) para cobrar que a prefeitura atenda às reivindicações específicas da saúde, como equiparação salarial dos profissionais da saúde com as demais áreas da Administração municipal; reajuste imediato e incorporação dos abonos e gratificações dos profissionais da saúde no vencimento base e equiparação salarial entre os ACS e ACE I com os Agentes Sanitários de nível I da tabela salarial.

Sem discutir a pauta completa, que contem os itens dos servidores municipalizados, a reunião acabou sem que a prefeitura apresentasse algo de concreto aos grevistas. Nesta quarta-feira (14/05), os servidores de Belo Horizonte, incluindo os municipalizados, realizam assembleia geral para decidir o rumo do movimento. O Sind-Saúde/MG convoca os servidores municipalizados para aderirem a greve e participarem da manifestação desta quarta que terá ato unificado com os servidores estaduais da saúde.

Veja abaixo a pauta específica dos municipalizados.

• Revisão da lei da municipalização, garantindo a incorporação da extensão da jornada feita pelos profissionais no PSF à aposentadoria.
• Estender o vale transporte e o vale refeição pago aos trabalhadores do município aos trabalhadores municipalizados, que prestam serviço ao município acima de 06(seis) horas independente do vínculo.
• Estender aos EPGS e as demais carreiras dos municipalizados os mesmos ganhos pagos aos EPGs do nível central e regionais da SES a disposição do município.
• Rever a necessidade do servidor municipalizado do Estado, com vínculo com o município, ser submetido quando necessário, às duas perícias médicas (Estado e PBH) e que haja o reconhecimento da validade de apenas uma perícia.
• Pagamento nas datas especiais (direitos concedidos aos trabalhadores do município) para os dois vínculos.
• Pagamento do “Abono” de R$200,00 (duzentos reais) aos municipalizados, acordado no Termo de Acordo do ano passado aos servidores do município.
• Implantação da política de saúde do trabalhador aos servidores municipalizados.
• Extensão do pagamento vale lanche aos servidores do Estado que se encontram a anos a disposição do município.