Mobilização mostra força na Funed

Paralisação pressiona avanços nas discussões e trabalhadores decidem pela suspensão da greve

07 Funed assembleia

A adesão de mais de 200 trabalhadores da Funed foi suficiente para pressionar o governo a avançar nas pautas dos trabalhadores. Em uma reunião tensa com o representante da SEPLAG, após muita discussão, alguns pontos avançaram. Vejam os pontos debatidos durante a reunião:

07 Funed reunião

Insalubridade – Na questão dos cortes de insalubridade que estavam iminência de serem publicados sem avaliação do laudo pericial do sindicato, estão sendo avaliados “caso a caso” pela SEPLAG e permanecerá como está atualmente até finalização da análise dos laudos e nova discussão com o sindicato.

Redução da Jornada de trabalho – Em relação à redução da jornada de trabalho, o governo se mostrou intransigente afirmando a ilegalidade do acordo. Já o sindicato garante que não há ilegalidade, pois inclusive outros órgãos praticam a jornada ininterrupta e que o acordo foi assinado e não cumprido pelo governo. Essa situação coloca os trabalhadores na situação de aplicar na greve a redução da jornada de trabalho como forma de pressionar a publicação de instrumento legal que normatize a jornada reduzida como foi feito pelos servidores na última segunda e terça.

Atrasos de pagamento – O pagamento de salário e auxílios em dia passou por uma extensa discussão sobre a atual situação econômica do estado, que se encontra no limite da LRF, tendo dificuldades de pagamento de fornecedores e pessoal. O governo se comprometeu a discutir alguma autonomia financeira para a instituição viabilizar suas contas, inclusive pagamentos do vale-alimentação e auxílio-creche em dia.

Auxílio e Vale-Transporte – Em relação ao desconto de 6% referente ao vale-transporte a SEPLAG afirmou que acredita que a Funed tem autonomia para discutir o fim do desconto, mas que há uma discussão no governo de pagamento em dinheiro conforme o valor necessário para deslocamento por transporte público.

Concurso Público – Em relação às nomeações do último concurso que tem validade até junho deste ano, a SEPLAG explicou que apesar das dificuldades financeiras, que as substituições por aposentadoria, morte ou exonerações podem ser feitas e solicitou a lista de vagas e o encaminhamento para a COF.

Adicional de desempenho – O representante da SEPLAG afirmou que concorda com o pagamento do ADE no mês posterior ao da avaliação de desempenho e se comprometeu a discutir a pauta no governo.

GIEFS – Em relação à GIEFS ficou acordado que o sindicato vai apresentar a proposta aprovada pelos trabalhadores por consenso em assembleia, e que a presidência se compromete em definir a partir da discussão, junto com a SEPLAG as novas formas de pagamento e distribuição da gratificação.

Auxílio-Alimentação – O governo afirma que essa discussão será feita em nível estadual e que há uma perspectiva de reajuste geral do valor para de 25 a 30 reais em abril se a situação financeira do Estado melhorar.

Após a extensa discussão em que os trabalhadores ficaram em vigília no hall da presidência, em assembleia os trabalhadores discutiram ponto a ponto, e chegaram à conclusão que existem várias possibilidades de avanço, mas que concretamente ainda é muito pouco para dar fim ao movimento paredista. Portanto, os trabalhadores decidiram que irão suspender a greve inclusive pelo recesso de carnaval, mas também pelo compromisso com a questão da febre amarela, e retomar as discussões na semana posterior, com possibilidade de retomada da greve por tempo indeterminado em meados de março.

07 Funed 01

07 Funed 02