Intimidação

Secretario processa diretores do Sindicato por exigir esclarecimentos sobre denuncias de supostas irregularidades

 

Censura

O Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais abriu denúncia crime na Justiça contra um ex-diretor e dois atuais diretores do Sind-Saúde/MG. A ação na verdade é uma tentativa de inibir a responsabilidade sindical e intimidar os diretores. O processo desproporcional de ação judicial se deu por conta de um questionamento dos diretores do Sind-Saúde/MG, Renato Barros e Tomaz de Jesus e do ex-diretor do Sindicato, Temístocles Marcelos sobre a participação do secretário em empresas ligadas a prestação de serviço para o SUS na sua cidade natal, Juiz de Fora.

A denúncia chegou ao Sindicato com documentação da Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG). Segundo as informações, eram três empresas que recebiam recursos do SUS que teriam a participação societária do gestor, o que contradiz a legislação que preconiza na lei 8080 do SUS.

Os diretores, cumprindo seu papel social de dirigentes sindicais, apresentaram a denúncia à Justiça. Está é uma atitude esperada de uma entidade sindical em uma situação como esta. Se sindicatos e instituições sociais sofrem perseguição por encaminhar denúncias de suposto uso indevido da máquina pública nosso sistema democrático estará abrindo as portas para futuras corrupções e impunidades.