HGV: Trabalhadores não aceitam redução da GIEFS

Novo sistema desconsiderou as condições de trabalho e o período de adaptação dos trabalhadores

Há menos de um ano da implantação do Sistema de Gestão Hospitalar (SIGH) os trabalhadores do Galba Veloso receberam a informação que serão penalizados pela meta pactuada pela direção. Para pedir esclarecimentos e tentar reverter à diminuição da GIEFS o Sind-Saúde esteve reunido com representantes da diretoria do Hospital. A reunião aconteceu na última terça-feira (22/02) e discutiu todo o processo de implantação e avaliação do SIGH. Os representantes dos trabalhadores contestaram a diminuição da GIFES nos meses de março, abril e maio deste ano por causa da nota obtida na avaliação.

Estiveram presentes na reunião os representantes dos trabalhadores e do Sindicato, Maria Lúcia Barcelos, Ronaldo de Matos e Janaina Soares Costa, o diretor do Hospital Galba Veloso (HGV) Daniel Freitas, a diretora do DIESP  Cyntia Maria dos Anjos Fonseca, e do GHS Marlene Morais Lionardo.

O Sistema foi implantado no Hospital em 10 de julho do ano passado. Segundo a representante dos trabalhadores Maria Lúcia, o processo de avaliação não foi periódico e ocorreu de forma arbitrária.  Maria Lúcia relatou problemas como a insuficiência de equipamentos e a interrupção constante do sistema. “A atitude por parte da Fhemig em implantar o SIGH no Acordo de Resultados, sem que haja o devido acompanhamento e logística foi inadequado”.

O Sindicato reafirma que os trabalhadores não aceitam a vinculação do Acordo de Resultados ao SIGH sem uma discussão prévia para ouvir os servidores. Os trabalhadores estão dispostos a tomarem providências para não serem penalizados pela redução da GIEFS. O Sindicato ressalta que é a favor de um Sistema que ajude o trabalho dos servidores e que melhore o atendimento ao usuário, mas que isto não seja usado como punição aos trabalhadores.

Trabalhador ficou de fora

Outro erro apontado pelo Sind-Saúde foi a falta de uma comissão de trabalhadores para acompanhar o processo. Sem essa comissão que representasse os trabalhadores não houve um momento de identificação de problemas do próprio Sistema. Os representantes do Sindicato também afirmaram durante a reunião que a falta de um canal de comunicação entre a direção da Fhemig e os trabalhadores foi, em parte, responsável pela avaliação negativa do Hospital.

Os represetantes do Sindicato atentaram para o fato de não haver, no Hospital Galba Veloso, uma política de aproximação entre a direção da Fhemig, do Hospital e os servidores.

Encaminhamentos

Embora tenha havido um impasse entre os representantes dos trabalhadores e a direção da Fhemig, o diretor Daniel Farias reconhece os erros apontados pelo Sind-Saúde. Ele se propôs a reunir-se em assembleia junto com os trabalhadores para discutir a respeito da proposta do Sindicato, da criação das comissões de acompanhamento e fiscalização, formada por representantes destes servidores.

Nova reunião

Apesar da fala do diretor do HGV de que estão mantidas as reduções da GIEFS nos meses de março,abril e maio, o Sindicato continua negociando com a Fhemig. Uma nova reunião foi agendada com o presidente da Fundação, Antonio Carlos, onde o Sind-Saúde levará  esta reivindicação. O encontro está marcado para o dia 02 de março. Também serão discutidas nesta reunião os questionamentos dos servidores do Hospital sobre as políticas de gestão de pessoal, condições de trabalho e o Acordo de Resultados.