Ex-bolsistas da Colônia Santa Izabel se reúnem em assembleia e demonstram mobilização

O Sind-Saúde realizou nesta terça-feira (20) uma assembleia com os ex-bolsistas da Colônia Santa Izabel, em Betim, para repassar informes das negociações com o governo, principalmente sobre o reajuste salarial dos servidores das Colônias e a jornada de 30 horas. Os ex-bolsistas lotaram o auditório do cinema da Colônia e reforçaram que estão preparados para, caso for necessário, ir às ruas reivindicar seus direitos.

Reajuste
A direção do Sind-Saúde repassou aos trabalhadores que negociou com o governo o compromisso formal de reajustar os salários dos ex-bolsistas em 10% – o mesmo reajuste concedido a todo o funcionalismo -, dividido em 5% na folha de março (que é paga em abril) e 5% e retroativo a outubro na folha de abril (que é paga em maio).

A mobilização dos servidores, que se reuniram em assembleias e repudiaram a atitude do governo de esquecê-los, foi fundamental para o sucesso das negociações.

30 horas
Também foi dito aos trabalhadores que a Fhemig estabeleceu a data limite de 30 de março para publicar a listagem dos servidores que optaram pela redução da jornada para 30 horas semanais. E a partir do dia 26 de março, os demais (com exceção dos trabalhadores da área administrativa) poderão preencher o formulário para fazer a opção.

Efetivos
O Sind-Saúde reforçou que os ex-bolsistas das Colônias devem ser visto como servidores efetivos. “Os ex-bolsistas têm a efetividade do cargo, pois a chamada ‘bolsa’ é permanente, nunca vai ser tirada”, disse o diretor do Sind-Saúde, Renato Barros, que também ressaltou a importância histórica destes trabalhadores na construção, manutenção e melhoria da Colônia Santa Izabel.

Ipsemg
Servidores reclamaram que quando necessitam de um atendimento pelo Ipsemg, cobram deles um avalista. “É humilhante e constrangedor termos que levar identidade e contra-cheque de um outro servidor, sendo que nós que estamos pagando”, disse uma ex-bolsista. Assim, muitos relataram que desistem do atendimento para não serem constrangidos.

O Sind-Saúde solicitará junto à Seplag e à presidência do Ipsemg que os ex-bolsistas das Colônias não precisem de avalistas para os procedimentos médicos e odontológicos.

0000assembleia colonia sta izabel.jpg

0000assembleia colonia sta izabel_2.jpg