Em assembleia, ACS e ACE de Montes Claros rejeitam proposta da Prefeitura e marcam paralisação

Reunidos em assembleia geral convocada pelo Sind-Saúde Núcleo Montes Claros, cerca de 400  Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município rejeitaram, nesta quarta-feira (08), a proposta da Prefeitura e continuam reivindicando, sobretudo, salário-base de R$ 750 e desconto em folha dos filiados aos Sind-Saúde. Para pressionar a Prefeitura e exigir o atendimento aos pontos, os agentes irão paralisar as atividades no dia 28 de fevereiro, com manifestação e passeata.

Na reunião do Sind-Saúde com a Prefeitura realizada no dia 07, os secretários propuseram antecipar a data-base para abril, pois em agosto será período eleitoral, e reajustar os salários de R$ 621 para R$ 698. O Sindicato havia feito uma proposta inicial de R$ 750, que é o montante que o governo federal repassa aos municípios por cada agente.  Além dos diretores do Sind-Saúde Núcleo Montes Claros, Ediné Soares Silva e Fernando Rocha, participaram desta primeira reunião vários ACS e ACE, os secretários municipais de administração, de saúde e de governo e o procurador-adjunto do contensioso.

Tudo o que foi discutido no encontro realizado na sede da Prefeitura foi repassado aos agentes que estavam na assembleia. Mais uma vez, os ACS e ACE de Montes Claros mostraram que continuam mobilizados para conquistar mais avanços.

O Núcleo do Sind-Saúde irá repassar a contra-proposta dos trabalhadores para a Prefeitura na reunião que foi agendada para o dia 14, terça-feira.