Dia da luta pela igualdade racial

Romper com a discriminação e lutar pela igualdade salarial e de oportunidade para o povo negro no mercado de trabalho. Além destas bandeiras, o dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, traz este ano um novo contexto de luta. O movimento negro pressiona a aprovação, pelo Senado, do Estatuto da Igualdade Racial. Com extensão da data comemorativa, o mês de novembro é tomado por debates, reflexões, cultura e arte focada no universo negro.

O Estatuto da Igualdade Racial tem os seguintes itens como propostas: Partidos políticos são obrigados a reservar 10% das candidaturas para negros; Sistema de saúde deve garantir tratamento e especialização em doenças comuns dos negros como anemia falciforme;  Currículo do ensino fundamental com aulas de história geral da África e história do povo negro no Brasil; Assegura vagas para a população negra em instituições federais de nível médio e superior sem estabelecer cotas.

A data comemorativa, estabelecida por Lei no dia 9 de janeiro de 2003, foi escolhida por ter sido neste dia, em 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, herói negro do povo brasileiro. Hoje, Zumbi simboliza a resistência contra o preconceito, as desigualdades sociais e a discriminação à população negra no mercado de trabalho.

CMS-BH comemora data

O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte aproveitou esta quinta-feira (19) para promover uma série de atividades com o foco no dia da Consciência Negra. O evento aconteceu o dia todo na Secretaria Municipal de Saúde, acompanhado com ato político, música e comida para os participantes. A atividade chamou a atenção para a questão racial e os desafios dos trabalhadores (as) negros (as) da saúde. O diretor do Sind-Saúde, Paulo Carvalho, contribuiu na organização do ato e avaliou como positiva a iniciativa do Conselho de levantar este debate.