Valorizar a campanha de vacinação é valorizar a força de trabalho

Numa atitude de desrespeito com enfermagem brasileira que luta por valorização e reconhecimento o Presidente do Brasil Luiz Inácio da Lula da Silva foi vacinado pelo vice-presidente o médico Geraldo Alckmim. Atitude que é de se estranhar, pois na prática, em nenhum posto de saúde, Saúde da Família (SFs) e Policlínicas o médico não vacina os usuários. Está é uma tarefa desempenhada pelos técnicos e auxiliares de enfermagem. A vacinação de Luiz Inácio Lula da Silva foi realizada durante a Campanha Nacional de Vacinação na tarde desta segunda-feira (27/02) no Distrito Federal.

A enfermagem é uma categoria predominantemente feminina, extremamente qualificada e dedicada, está o tempo todo cuidando dos usuários e aguardando a real valorização. O Brasil é o país que mais morreram profissionais da enfermagem no fronte da pandemia. Essa política de saúde centrada no médico não contribui em nada para a valorização do SUS, muito pelo contrário é um retrocesso. E a Ministra da Saúde concorda com essa atitude e desrespeito? Categoria que está em busca do piso salarial da enfermagem e que até o momento não teve nenhuma garantia concreta.

Ao longo dos anos a enfermagem brasileira, luta por ter seu espaço de atuação reconhecido, são intensivistas, obstetras, especialistas em saúde pública, qualificadas e podem desempenhar o papel.