Catar lixo não é função de ACE
Prefeitura de Patos coloca Agente para recolher lixo e chama de “ação educativa”
Fotos de uma Agente de Combate às Endemias (ACE) de Patos de Minas catando lixo em um terreno baldio causaram indignação nos trabalhadores e no Sind-Saúde. Recolher lixo não é função de profissional de saúde e sim de outros trabalhadores, como por exemplo os da limpeza urbana. Em várias outras cidades de Minas Gerais, as prefeituras cometem o mesmo absurdo e os trabalhadores e o Sind-Saúde não vão aceitar!
Diferentemente do que foi postado no Facebook “Dengue Patos”, da Prefeitura da cidade, o ato da trabalhadora não tem nada de “Ação Educativa”, pelo contrário, colocá-la para fazer algo que não é sua atribuição demonstra que a prefeitura não valoriza os profissionais de saúde e não reconhece a importância e as funções dos agentes de saúde.
Os ACEs têm como atribuições, entre outras, vistoriar residências e estabelecimentos comerciais para investigar possíveis focos e aplicar inseticidas, imunizar e eliminar cães e gatos com raiva ou leishmaniose, realizar recenseamento e orientar a população sobre a prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Com essas ações, os agentes previnem e controlam doenças como dengue, raiva, chagas e leishmaniose.
O Sind-Saúde manifesta o seu repúdio em relação à atitude da Prefeitura de Patos de Minas em colocar agentes de saúde para recolher lixo e irá enviar um ofício à Secretaria de Saúde exigindo que nenhum profissional de saúde seja desviado de suas funções.
ACEs de Janaúba carregando caminhão com pneus velhos
ACEs de Vespasiano catando lixo