Aposentadoria ameaçada

Proposta do governo quer acabar com paridade e integralidade na previdência

APOSENTADORIA AMEAÇADA

O salário integral, que representa um dos principais atrativos da carreira pública no Brasil, está com risco de ser extinto em Minas Gerais. É o que diz a minuta do Projeto de Lei (PL) sobre a previdência complementar que está sendo proposta pelo governo estadual. O PL diz respeito aos futuros servidores, mas coloca em risco toda uma estrutura de aposentadoria. O Fórum em defesa dos Serviços e dos Servidores de Minas Gerais, reunido nesta segunda-feira (23), se posicionou contrário a mudança e prevê um seminário para o dia 22 de agosto com objetivo de discutir ponto a ponto o projeto.

A posição dos sindicatos de luta que compõem o Fórum é que este assunto seja retirado da pauta de discussão e coloque os pontos que estão na ordem do dia para os servidores, como a revisão da carreira, jornada de 30 horas, dentre outros.

O governo mantém a estratégia de evitar o debate e encaminhar com pressa o PL para tramitação na Assembleia Legislativa. As mudanças foram pautas de reunião do Comitê de Negociação Sindical (CONES), mas mais uma vez a contrapartida dos sindicatos não foi levada em consideração.

Veja a matéria sobre o assunto que foi publicada no jornal Estado de Minas desta terça-feira (23)