1º de Maio

Dia do trabalhador tem origem na luta pela redução da jornada

logo 1 maio cut unique comunicacao design agencia


O Dia do Trabalhador, e não dia do trabalho como a grande mídia tenta deturpar, tem em sua origem a marca da luta dos trabalhadores contra a opressão. A data foi criada para lembrar o movimento que lutava pela redução da jornada de trabalho, na época 15 horas diárias, no século XIX. A greve nacional começou no dia 1º de maio.

A greve geral superou as expectativas, confirmando que esta bandeira já havia sido incorporada pelo proletariado. Segundo relato de Camilo Taufic, no livro “’Crônica do 1º de Maio”, mais de 5 mil fábricas foram paralisadas e cerca de 340 mil operários saíram às ruas para exigir a redução. Muitas empresas, sentindo a força do movimento, cederam: 125 mil assalariados obtiveram este direito no mesmo dia 1º de Maio; no mês seguinte, outros 200 mil foram beneficiados; e antes do final do ano, cerca de 1 milhão de trabalhadores já gozavam do direito às oito horas.

Em 1891, a Segunda Internacional dos Trabalhadores, que havia sido fundada dois anos antes e reunia organizações operárias e socialistas do mundo todo, decidiu em seu congresso de Bruxelas que “no dia 1º de Maio haverá demonstração única para os trabalhadores de todos os países, com caráter de afirmação de luta de classes e de reivindicação das oito horas de trabalho”. A partir do congresso, que teve a presença de 367 delegados de mais de 20 países, o Dia Internacional dos Trabalhadores passou a ser a principal referência no calendário de todos os que lutam contra a exploração capitalista.

Bandeira é histórica para os trabalhadores em todo o mundo e está na estratégia das campanhas salariais do Sind-Saúde/MG

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) homenageia todos os trabalhadores, em especial os servidores da saúde, neste dia do Trabalhador. Lembramos que pertencemos à classe dos trabalhadores que tem em sua história a disposição pela luta no enfrentamento para melhores condições de vida.

A história do 1º de Maio deve ser orgulho para todos nós e deve trazer ainda mais a vontade de lutar e buscar nossas conquistas. Fazemos parte da história e escrevemos diariamente o capítulo da trajetória dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Um excelente Dia do Trabalhador à todos é o que deseja o Sind-Saúde/MG