Vitória dos trabalhadores do Galba Ortopédico

Luta dos trabalhadores devolve Galba Ortopédico à população

Foto histórica nas escadarias da ALMG

Em foto histórica, trabalhadores comemoram a vitória na luta que assegurou a retomada dos serviços no hospital

Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quinta (10), em que pela primeira vez na história da Comissão de Saúde da ALMG esteve presente um presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), os trabalhadores do Hospital Ortopédico Galba Ortopédico comemoraram a vitória. Está suspenso o fechamento do hospital e já no final da tarde de ontem, os pacientes voltaram a ser encaminhados à unidade. No dia de hoje, os trabalhadores seguem firmes na ocupação do HOGV até que tenham em mãos o documento da Fhemig formalizando a decisão da gestão de não fechamento anunciada na audiência pública de ontem.

A ocupação começou na terça (08), depois de a Fhemig ter iniciado o desmonte da unidade, retirando pacientes e fazendo o levantamento do patrimônio dos bens do hospital.  Nos últimos dias, a mobilização dos trabalhadores foi intensa contra o fechamento. Os conselhos estadual e municipal de Saúde de Belo Horizonte também se posicionaram decididamente contra o fim do serviço. Veículos de comunicação da capital deram ampla cobertura à luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

Voita da plateia boa

Numa cena que se repete em todos os dias do movimento em defesa do hospital, durante a audiência na ALMG, a presença dos trabalhadoras e trabalhadores foi maciça e decisiva

Ainda na noite de quarta-feira, os vereadores de Belo Horizonte, em audiência pública na Câmara Municipal, já haviam se manifestado contrários ao fechamento do HOGV. Eles aprovaram visita ao hospital com base no fato de na gestão plena quem paga e define políticas é o município.

O apoio à continuidade dos serviços do  hospital cresceu ainda mais na manhã de ontem, durante a audiência na ALMG, com a presença de representantes do Sindicato dos Motociclistas, Sindicato dos Médicos,  Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Enfermagem.

Neuza faixa fala 2

Neuza Freitas, diretora do Sind-Saúde, durante a audiência

A visibilidade que se deu pela força da luta dos trabalhadores na defesa desse equipamento público de Saúde fez com que a gestão da Fhemig recuasse com o desmonte do Galba Ortopédico. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruno Pedralva, reconheceu o mérito da conquista aos trabalhadores: “sem vocês, o Galba Ortopédico já tinha fechado”.

Durante a audiência, a promotora de saúde Josely Ramos Pontes alertou para o sucateamento das unidades da Fhemig. Segundo ela, o Estado nunca “experimentou” o investimento de 12% das receitas correntes na Saúde como manda a lei. “O governo está usando o dinheiro da Saúde para usar em outras prioridades”, disparou a promotora.

Josely fala boa

Promtora Josely, ao lado do presidente da Fhemig (de terno preto), Tarcísio Dayrell Neiva e do procurador jurídico da entidade, João Viana

O Sind-Saúde segue na defesa incondicional dos serviços públicos de saúde de Minas Gerais e entende que a vitória na defesa do Galba Ortopédico se deve ao engajamento decidido dos trabalhadores. A luta continua contra o fechamento de outras unidades ameaçadas da Fhemig e na defesa do Sistema Único de Saúde.

Faixa ouvir para governar e Renato falando plateia

Diretor do Sind-Saúde Renato Barros cobra do governo compromisso com a saúde pública