VIOLÊNCIA: Usuária do serviço de saúde Vespasiano, escarra no rosto de trabalhadora de saúde

Uma enfermeira da Equipe de Saúde da Família foi vítima de um gesto estarrecedor de uma usuária do serviço de saúde nesta segunda-feira (21/06) em Vespasiano. Uma mulher escarrou no rosto da trabalhadora durante atendimento. Além da completa falta de respeito, a atitude da pessoa expôs os presentes na unidade de saúde ao risco de adoecimento de COVID. A usuária também está com suspeita de testar positivo ao vírus. O absurdo se deu após a agressora ser informada que o centro de saúde não poderia xerocar documentos que ela pedia.
A enfermeira registrou Boletim de Ocorrência e buscará as medidas cabíveis. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) manifesta sua profunda indignação com o desrespeito e violência que frequentemente a categoria está exposta e reforça a solidariedade à trabalhadora que foi covardemente violentada. A diretora do Sindicato, Lionete Pires, reforça a necessidade de se repensar a forma como os trabalhadores são tratados. “Isso é uma violência. Virou moda, correm atrás da gente com peixeira, escarra na nossa cara, dá tapas, socos, chutes, os palavrões já é rotina. Isso tudo com quem está ali para lutando para salvar a vida das pessoas”, desabafou indignada a Lionete relembrando casos recentes de violência que já foram retratados anteriormente pelo Sind-Saúde Núcleo Vespasiano.

O Sindicato orienta a todos os trabalhadores que forem vítimas de violência a registrar em livro de ocorrencia da unidade de saúde, fazerem a denúncia e pedir acompanhamento da entidade sindical para que o caso seja investigado com responsabilização dos envolvidos. Em meio a completa desvalorização salarial, muitas vezes com precárias condições de trabalho e sobrecarga na jornada, os trabalhadores da saúde convivem constantemente com o medo de serem agredidos de maneira vil no exercício da função. Existe uma lei que os usuários fazem questão de desconhecer.