Trabalhadores reagem ao anúncio de retorno das aulas presenciais em Brumadinho

Em assembleia unificada, trabalhadores da saúde, educação e administrativos da prefeitura de Brumadinho manifestaram-se contra o anúncio de retorno das aulas presenciais. Sem apresentar cronograma de vacinação e protocolos de segurança – para além do uso de máscaras e álcool em gel – a secretaria de Educação convocou o retorno presencial de centenas de trabalhadores desde o dia 02 e 03 de fevereiro e as aulas presencialmente a partir do dia 18. A decisão não foi discutida com nenhuma das categorias e representa um risco altíssimo de aumentar o contágio da COVID-19 na cidade.

A convocação para o retorno presencial e reinício do ano escolar aconteceu sempre de forma extra oficial e sem nenhuma publicação do reinício do ano escolar, impossibilitando qualquer questionamento formal por parte de órgãos fiscalizadores e dos sindicatos. Os trabalhadores se reuniram na última sexta-feira (05/02) e hoje (12) um documento foi protocolado na prefeitura apontando o perigo do retorno às aulas presenciais sem estabelecer protocolo de segurança. A Assembleia Unificada foi convocada pelo SindUte sede Brumadinho, Sind-Saúde Núcleo Regional Betim e SINDBRUM.

Os sindicatos pedem a vacinação imediata e ampla para um retorno seguro dos trabalhadores e trabalhadoras e de toda a comunidade escolar.

Os trabalhadores também iniciaram a campanha salarial 2021 com 11 pontos de reivindicações unificados. Com o mote “Em Defesa da Vida”, a mobilização pede a implementação imediata das Mesas de negociações permanentes e específicas de cada secretaria: Geral, Educação, Saúde e Administração.

Veja abaixo a pauta completa de reivindicações das categorias:

Suspensão do retorno presencial das aulas até que toda a comunidade escolar seja vacinada.
Concurso público imediato para todas as áreas onde há cargos vagos.
Regularização do pagamento das férias prêmio em espécie.
Regularização do prêmio por assiduidade.
Regularização das gratificações dos motoristas de ambulâncias.
Alimentação das carreiras de auxiliares de serviços – serventes escolares, através de concurso público.
Vacinação ampla já para todos.
Proteção aos trabalhadores e trabalhadoras que são dos grupos de risco.
Fiscalização rigorosa dos uso dos EPIs e do cumprimento dos protocolos sanitários para a proteção contra a covid 19, conforme orientação da OMS – Organização Mundial da Saúde, em todas as áreas da administração, em todas as secretarias.
Reajuste de 10% nos vencimentos para correção de defasagem salarial.
Reajuste de 15% no cartão alimentação.