Trabalhadores da SES entram em ESTADO DE GREVE

Servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG) decidiram em assembleia entrar em estado de greve pela imediata abertura de negociações da pauta específica dos trabalhadores da SES e da Escola de Saúde Pública (ESP). O governo retirou essa parcela da categoria das negociações que colocaram fim à greve do mês passado e até o momento não sinalizou para discussão dos pontos de pauta que foram entregues em fevereiro. Durante a reunião, os trabalhadores também elegeram representantes das 28 regionais de saúde e votaram uma nova assembleia geral da saúde no dia 20 de setembro.

A assembleia marcada também terá a participação dos trabalhadores dos demais órgãos da saúde, Fhemig, Funed, Hemominas e Unimontes. Até lá, os trabalhadores devem manter a mobilização da categoria, irão organizar paralisações setoriais e realizar assembleias regionais.

Os servidores irão participar de uma audiência pública na Assembleia Legislativa (ALMG) agenda para 23 de agosto. O convite foi feito pelo deputado Rogério Correia que esteve presente na assembleia dos trabalhadores, manifestou apoio e disse que irá levar o assunto para o ambiente legislativo. A audiência pública da Comissão de Direitos Humanos informada pelo deputado irá discutir, a pedido do Sind-Saúde, a quebra do termo de acordo do governo em relação ao corte dos dias parados dos grevistas. Segundo Rogério Correia, a situação dos servidores da SES e da ESP será incluída na pauta.

TV Assembleia

A disposição dos trabalhadores para lutar por avanços pode ser percebida pela audiência da TV Assembleia. Os trabalhadores suspenderam por alguns minutos a assembleia para ocuparem as galerias do Plenário e cantar o jingle que já faz parte do movimento. Uma adaptação da música da novela das sete (veja vídeo abaixo) foi cantada em coro pelos trabalhadores e recebeu atenção dos deputados que estavam em plenário e da TV que transmitia ao vivo os discursos dos parlamentares.

Mesmo com o plenário esvaziado, os trabalhadores receberam apoio dos 3 deputados presentes.

Acompanhe aqui os aditivos da pauta de reivindicação que foram aprovados na assembleia.

8 - assembelia SES e ESP 1.jpg

08 - assembleia SES e ESP.jpg

08 - assembleia SES e ESP 2.jpg

08 - assembleia SES e ESP 3.jpg