Mobilização dos EPGS

Reunião mostra que trabalhadores estão em alerta nos próximos 30 dias

epgs reunia 13

 

O termo de acordo assinado no último dia 08 de março apontou um prazo de um mês para que o governo apresente uma proposta sobre o reposicionamento dos Especialistas de Políticas e Gestão em Saúde (EPGSs) e os trabalhadores já percebem a importância da mobilização neste período – que deve ser de alerta. Essa foi a percepção demonstrada na reunião dos EPGS com o Sind-Saúde nesta quarta-feira (13) realizada na Cidade Administrativa.

Essa é a grande chance dos trabalhadores conseguirem de fato a melhoria na carreira para todos e a garantia da permanência dos servidores. Os trabalhadores terão duas linhas de luta: a primeira é na Assembleia Legislativa (ALMG) para tentar sensibilizar os deputados em uma negociação com o governo e a segunda, na Cidade Administrativa, mostrando unificação e força política da categoria.

O Sindicato busca uma audiência pública no legislativo e tenta negociar uma emenda ao PL que trate do reposicionamento dos EPGS.

A delegada sindical e servidora na carreira de EPGS, Beatriz Carvalho, reafirmou a importância da presença dos trabalhadores nas mobilizações tanto na ALMG quanto na CAMG. “Não vai sair nada se ficarmos nas nossas estações de trabalho esperando o bonde passar. Quem conseguiu alguma coisa ano passado foi porque foram à luta, correndo atrás de suas reivindicações”, afirmou.

O Sindicato aproveitou o momento para chamar atenção dos trabalhadores sobre a estratégia do governo de antecipação do reajuste deste ano. Paulo Carvalho alertou que o governo poderia ter tentado deixar nas entrelinhas uma antecipação salarial, mas, diante da cobrança do Sind-Saúde, ficou definido que a negociação refere-se à 2012. Este reajuste nada tem haver com a data-base em outubro de 2013. “O governo não pode criar uma data-base e chegar à época não garantir nem mesmo a reposição da inflação” reafirmou o diretor do Sind-Saúde/MG, Paulo Carvalho.

Além do item 5 do Termo de Acordo que trata sobre o prazo para apresentação do estudo sobre o reposicionamento, os trabalhadores falaram da segunda etapa de luta que é a campanha salarial. Nestes 30 dias, a energia dos trabalhadores deverá ser pela busca de uma resposta avançada para a carreira.

Veja as propostas aprovadas na reunião:
– Petição eletrônica que será enviada por e-mail e poderá ser assinada por todos;

– Ofício do Sindicato à Seplag solicitando reunião para o dia 08/04 paraque o governo apresente a proposta;

– Cartazes de contagem regressiva para serem afixados nas estações de trabalho;

– Mobilização da categoria para o dia 08/04;

– Assembleia dos EPGSs para avaliação da resposta do governo;

– Reunião quarta-feira (20) para planejar novas ações.

Outra sugestão é que os servidores enviem e-mails para dos deputados estaduais com texto sobre a situação dos EPGS e a reivindicação pelo reposicionamento. Dois deles, são os deputados da Comissão de Saúde, Carlos Mosconi e Adelmo Leão: dep.carlos.mosconi@almg.gov.brdep.adelmo.carneiro.leao@almg.gov.br

Poderá também enviar mensagem para todos os deputados estaduais através do site da ALMG. Clique aqui