Sind-Saúde reúne com Digepe/GSST

Na manhã desta sexta, o sindicato apresentou à Digepe/GSST pautas sobre a saúde do(a) trabalhador(a)

reunião digepe.gsst 2

O Sind-Saúde se reuniu nesta sexta-feira, 31 de julho, com representantes da Digepe/GSST (Direção de Gestão de Pessoas e Gerência de Segurança e Saúde do Trabalhador), da Rede FHEMIG. O objetivo foi apresentar à gestão reinvindicações referentes à saúde do(a) trabalhador(a) e buscar solução para problemas que se referem às relações desses(as) com a GSST.

Entre as pautas levadas pelo sindicato, está a situação dos servidores com restrições. Foi ressaltada, principalmente, a situação dos(as) servidores(as) que desenvolvem doenças mentais, comportamentais e osteomusculares. O sindicato também apresentou relatos sobre diversas denúncias de assédio, no processo de perícia médica e atendimento psiquiátrico. A reinvindicação é que o(a) trabalhador(a) seja diagnosticado com mais detalhes e que tenha o direito de ser acompanhado durante a perícia.

reunião digepe.gsst

Outro ponto discutido foi o tempo de espera para perícia dos pós-operatórios. Uma vez que é um período em que ainda estão debilitados. Além disso, em alguns casos, eles chegam a esperar até oito horas para serem atendidos. Outra reinvindicação é que os(as) servidores(as) vítimas de acidente de trabalho, tenham deslocamento e atendimento garantidos pela gestão do seu núcleo.

Os atestados médicos também foram discutidos. O Sind-Saúde levou relatos que muitas vezes a avaliação da FHEMIG diminui o número de dias dado pela perícia. O sindicato reivindica um fluxo mais transparente entre a perícia e essa avaliação. A Digepe/GSST ressaltou que o(a) trabalhador(a) está amparado pela legislação e pode entrar com recurso, quando se sentir lesado, e comprometeu-se com maior divulgação dos serviços e normatização.

A Digepe/GSST foi aberta a todas as reinvindicações e afirmou, inclusive, que até o final do ano será publicada uma portaria de reestruturação da GSST. A ideia é incorporar todas essas pautas e construir uma estrutura mais dinâmica de atendimento ao servidor. Além disso, destacou a importância de fortalecer a medicina do trabalho e não limitar o atendimento à avaliação psiquiátrica. Outro compromisso assumido pela Digepe/GSST foi descentralizar o atendimento aos servidores e criar estrutura de avaliação também nas unidades de origem dos(as) servidores(as).