Sind-Saúde Núcleo Unimontes obtém primeiras conquistas na negociação com governo

Após várias cobranças do Sind-Saúde Núcleo Unimontes em reuniões com representantes da reitoria e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), algumas das reivindicações dos trabalhadores foram atendidas e outras estão em fase de negociação, enquanto outras por enquanto não serão resolvidas. Apesar dos avanços pontuais, ainda falta ao governo adotar uma política que de fato valorize o corpo técnico e administrativo de suas universidades.

Conquistas

Dentre as propostas que serão encaminhadas pela Seplag está o reposicionamento tanto dos antigos quanto dos futuros técnicos de formação (como técnicos de enfermagem, de laboratório e de contabilidade), a garantia de que o menor salário da carreira de auxiliar universitário não será menor que o salário mínimo vigente à época e o reajuste salarial na mesma porcentagem dada para outros servidores públicos do estado – 5% em outubro de 2011 e 5% em abril de 2012, além da data-base em outubro.

De benefício para os servidores da Unimontes, o ingresso de servidores técnico-administrativos a cursos de graduação e pós-graduação e a criação de creches para os filhos destes trabalhadores estão em análise e devem ser garantidos em breve. Outra demanda – a criação de receitas próprias nas universidades estaduais – será analisada por comissões da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e da Unimontes.

Possibilidades

Há chance de ser publicada, em 2012, a nova regulamentação da Promoção por Escolaridade Adicional. Também ficou para o ano que vem uma das principais reivindicações: a alteração do plano de carreira do servidores da Educação Superior. Com o plano atual, o tempo de serviço e a especialização dos servidores não são levados em conta. O Sind-Saúde Núcleo Unimontes reivindica a criação de uma lei específica para tratar do ensino superior.

A UEMG também passa por problemas semelhantes aos da Unimontes, e o principal diz respeito à necessidade de readequação do plano de carreira.

Clique aqui para ler a matéria “Reitoria, representação sindical e Seplag avançam em negociações”, publicada no portal da Unimontes.

Acompanhe o histórico das reuniões:

1reuniao_seplag_10.05_1.JPG

10/05/2011 – Representantes dos trabalhadores da UEMG e da Unimontes entregam à subsecretária de planejamento e gestão a proposta de readequação da carreira do ensino superior;

02/06/2011 – Os proponentes foram chamados e compareceram à Seplag para apresentar detalhadamente a proposta;

reuniao unimontes e uemg com seplag_site1.jpg

27/06/2011 – A Seplag convocou o Sind-Saúde e os representantes dos trabalhadores para anunciá-los que por ora só poderia atender à demanda da alteração do nível dos técnicos de formação.

000reuniao unimontes e uemg seplag_2.JPG

30/06/2011 – Diante da insatisfação do Sind-Saúde e dos representantes dos trabalhadores expressa na reunião anterior, a Seplag convocou nova reunião para detalhar melhor o porquê de ter rejeitado quase todas as propostas e para indicar que analisaria outras reivindicações.

13/07/2011 – Seplag convoca Sind-Saúde Núcleo Unimontes e representantes da reitoria e dos trabalhadores para apresentar novas propostas