Protesto cobra plano estadual de imunização e presença da Funed na produção de vacinas

Movimentos sindicais e populares realizaram manifestação na porta da Fundação Ezequiel Dias (Funed) na manhã desta terça-feira (23/02) para pressionar o governo estadual a apresentar um plano de produção estadual de produção de vacina contra COVID-19. Apesar de ser referência nacional na capacidade científica de fármacos e imunizantes, o governo estadual não apresentou até agora nenhuma ação para colocar a Funed como produtora de vacina contra o novo coronavírus. O governador Romeu Zema, que alegou não saber o que era a Funed enquanto candidato ao governo, foi acusado de continuar subestimando a Funed em um momento tão fundamental como a pandemia.

Além de entidades sindicais e populares, o ato reuniu membros do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) e deputados estaduais. Antes da manifestação, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) organizou uma assembleia local dos servidores da Funed. A categoria aprovou a adesão ao ato em defesa de investimentos na Funed.

Para o diretor do Sind-Saúde, Érico Colen, a falta de suporte político é praticamente um boicote no mesmo formato que o governo federal tem se posicionado frente à vacinação. “A Funed tem totais condições de adequar suas plantas e produzir o que o SUS e o povo brasileiro precisa, mas para isso precisaremos de apoio político, investimentos financeiros, equipe suficiente e tempo para executar os projetos. E não é nesse sentido que o governo tem trabalhado em relação à Funed, deixando a produção em segundo plano para discutir o CMC,” critica Érico.

Na convocação para a manifestação, as entidades sensibilizam a população para a história centenária da Funed na produção de vacinas e soros, assim como a Fiocruz e o Instituto Butantã. “Esta instituição poderia, desde meados do ano passado, ter sido preparada para contribuir no esforço nacional pelas vacinas. Seja estabelecendo parcerias internacionais, como fizeram a Fiocruz e o Butantã, seja otimizando seu parque fabril para fortalecer a produção de vacinas desenvolvidas pela UFMG, USP, UFPR e outras,” diz um trecho da nota assinada pelas entidades. #FUNEDéSUSéVacinajá #FUNEDéVacinaParaTodos