Sindicato cobra vacina contra covid-19 para os trabalhadores da Fundação Hemominas

O Sind-saúde atendendo a demanda dos trabalhadores, apresentou na reunião da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde, ocorrida na manhã do dia 19/02/2021, a cobrança pela aplicação de vacinas para os trabalhadores da Fundação Hemominas que se encontram ansiosos aguardando a vacinação. Ao apresentar esta reivindicação, a mesa diretora entendeu e reconheceu a importância destes trabalhadores, considerando que são trabalhadores da linha de frente, tendo um papel vital de apoio nesta pandemia, solicitando ao sindicato a formalização do pedido sobre o porquê da não vacinação destes.

Os trabalhadores da Fundação Hemominas fazem PCR para o GAL, atendimento de ambulatório SUS, com referência em hematologia e doenças hematológicas, atendimento a pacientes com doenças falciformes, além de triagem de doadores de sangue, aférese, entre outras atividades, o que se torna a falta de vacina para os trabalhadores mais absurda.

Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, realizada na tarde do dia 19/02/2021, com a participação de Lúcia Paixão – Diretora da vigilância/SMSA e Gisele Nancur – Coordenadora de imunização/SMSA referente ao plano de vacinação da vacina contra covid-19 em Belo Horizonte.

No primeiro momento, houve a apresentação dos membros das câmaras técnicas do conselho municipal de uma série de propostas referentes a vacinação em Belo Horizonte, em seguida, a convidada diretora Lúcia Paixão fez a apresentação do plano de vacinação contra a covid-19 no município. Foram abertas as inscrições para intervenção dos participantes nessa plenária e, após ouvir vários inscritos tais como os representantes da gestão da Fundação Hemominas, da Área de saúde ocupacional, estes questionaram o porquê do não fornecimento das vacinas para a Fundação, fundamentando a importância do seu trabalho na atual conjuntura em virtude da pandemia . Ao responder o questionamento, a diretora Lúcia Paixão esclareceu que recebeu a solicitação da vacina pela Fundação e que a mesma encaminhou um documento perguntando qual o quantitativo de vacinas para vacinar os trabalhadores, e que ela não obteve retorno por parte dos gestores da Fundação. Uma vez que o hospital Eduardo de Menezes e o Hospital Júlia Kubitschek haviam recebido as vacinas repassadas diretamente pela secretaria estadual de saúde, a mesma entendeu que diante da não resposta por parte dos gestores da Fundação, que o mesmo repasse poderia ter sido feito a fundação por parte da secretaria de saúde.
Os gestores se mostraram surpresos com esta afirmativa.

O Sind-saúde em sua intervenção como representante dos trabalhadores, perguntou como ficaria esta situação diante da necessidade e ansiedade dos trabalhadores que aguardavam pela vacina, esta respondeu ao sindicato que sabia da importância da fundação Hemominas, mas que a mesma ficaria para a próxima remessa, quando houvesse nova distribuição de vacinas no município. O sindicato reitera ainda o questionamento de como esta sendo a vacinação nas diferentes regiões do estado.