Nomeação na SES Já!

Reunião com governo para cobrar cronograma para os aprovados em concurso público acontece na segunda

 

 

nomeação audiencia

 

Durante audiência pública realizada na Assembleia legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi agendada uma reunião entre a comissão formada por aprovados no último concurso da SES , a Seplag e o Secretário de Saúde, Fausto Pereira para a próxima segunda-feira (14), às 15h30, na Cidade Administrativa. A expectativa dos aprovados é ter um cronograma com a previsão das nomeações. A audiência pública ocorreu nesta quarta-feira (09) com a participação do Sind-Saúde e do Conselho Estadual de Saúde.

O concurso do Edital 02/14 para provimento de cargos das carreiras de ensino médio e superior do quadro de pessoal foi homologado em 14 de fevereiro deste ano. De um total de 1.292 aprovados, apenas 266 foram chamados até agora. O atual certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.

A advogada Camila Zanon Gomes, que representa os aprovados no concurso, endossou essas informações, acrescentando que foram nomeados 133 concursados em junho e o mesmo número em julho deste ano. “Com essa medida, 1.026 concursados foram esquecidos”, reclamou. Ela lembrou que, desde 2008, a SES não realizava concurso e, por isso, acreditava que o órgão chamaria rapidamente os atuais aprovados.

Ederson Alves da Silva, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, defendeu a nomeação dos aprovados, em substituição à contratação de funcionários temporários, com tem sido praxe. “Desde já, assumo o compromisso de ajudar na luta de vocês, que estão vivendo essa angústia: dois anos após o concurso e até hoje não foram chamados”, disse.

nomeação audiencia mesa

Grande parte das vagas não foi ocupada
Um dos representantes dos aprovados no concurso, André Rodrigues Pereira, apresentou dados de maio deste ano sobre o número de cargos, na Secretaria de Estado de Saúde, de Especialistas em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS) e de Técnicos de Gestão da Saúde (TGS), coletadas no portal do Governo do Estado. De acordo com o levantamento, foram criados por lei 2.134 cargos de EPGS e 1.147 de TGS. Segundo André Pereira, apenas uma parte desse total de cargos é ocupado por efetivos na SES atualmente. O restante dos cargos não está ocupado e se aguarda que sejam preenchidos pelos aprovados.

Com contratos precários, há 333 pessoas, todas EPGS, além de 1.412 terceirizados (133 de nível superior e 1.279 de nível médio). Além disso, haveria 597 cargos vagos, em decorrência de exonerações, aposentadorias e outras situações.
Além da reunião marcada com a gestão, os deputados aprovaram requerimento solicitando o acompanhamento do Ministério Público.

Com informações da ALMG