Negociações em Lagoa Santa

Negociações começam em Lagoa Santa

Secretário de saúde diz que quer resolver problemas

Em reunião com a direção do Sind-Saúde/MG, o secretário municipal de saúde de Lagoa Santa, Gilson Urbano, sinalizou para solucionar alguns dos problemas enfrentados pelos trabalhadores da saúde da cidade. Gilson informou que o reajuste salarial para todos os servidores irá recompor a inflação do período. A data base do funcionalismo municipal é em fevereiro e o índice de reajuste anunciado é de 6.57%. A negociação da gestão com o Sind-Saúde aconteceu na tarde desta quarta-feira (02/08) e pautou outros assuntos de interesse da categoria. O secretário se comprometeu a dar retorno sobre os itens discutidos em um prazo de 60 dias.

A gestão afirmou que fará a revisão do plano de carreiras, uma das reivindicações do Sind-Saúde, com o objetivo de corrigir distorções. Para o Sindicato, um bom plano de carreiras é  importante caminho para valorização dos trabalhadores. A direção do SInd-Saúde cobrou que esta revisão seja feita de forma negociada, com a participação dos representantes dos trabalhadores (Sindicato) e servidores da saúde contribuindo com a construção do PCCS que leve em consideração as especificidades da saúde. e a valorização dos servidores de carreira com progressões e promoções por tempo de serviço e por qualificação alem de incentivos aos servidores de carreira que ocupam cargos de coordenação, supervisão e percepção Outra sinalização positiva da gestão durante a reunião foi se comprometer em incluir os profissionais da Estratégia da Família no plano de carreiras. Essa garantia está conjunta com a realização de concurso. Para os Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS), o compromisso de regularização do vínculo funcional com orientações e contribuição do Sindicato e  também inclui o pagamento do Piso Salarial.

A gestão prometeu que estudará a questão da regularização do vínculo dos agentes e o retorno será dado na próxima reunião, daqui a dois meses. Também será feito um levantamento dos recursos federais e estaduais para viabilizar o pagamento do piso salarial dos ACS e ACE, conforme legislação.

Segundo a secretaria de saúde, Lagoa Santa também terá uma Mesa de Negociação Permanente do SUS. Essa também é uma reivindicação do Sind-Saúde e uma orientação nacional do SUS. Para a implantação da Mesa, a direção do sindsaude se comprometeu a contribuir e convidar a   o governo municipal afirmou que contará com a referência institucional da Mesa Nacional de Negociação do SUS.

A servidora Regina Célia acompanhou o secretário durante a reunião como referência técnica. Representaram o Sind-Saúde os diretores Lionete Pires e Rodrigo Almeida.

O Sind-Saúde convocará uma assembleia dos trabalhadores em breve para discutir com a categoria o resultado da reunião e aprovar as estratégias de negociação.