Natal ameaçado

07 protesto bdmg escala dezembro12

Com o Natal ameaçado sem previsão de pagamento do 13° salário e segunda parcela do salário paga somente no dia 28, os servidores da saúde decidiram iniciar um movimento grevista caso o governo não anuncie a data de pagamento até a próxima quinta-feira (13). A decisão foi tomada em assembleia da categoria nesta sexta-feira (07/12) que terminou em frente ao BDMG, após a reunião de representantes do governo com os sindicatos do funcionalismo.

Em reunião com os representantes dos servidores públicos, o governo anunciou a data de pagamento do salário de dezembro. No calendário, os trabalhadores do Estado receberão no dia 13 (quinta) R$2mil e o restante apenas no dia 28/12. Houve piora nas condições de pagamento aos servidores do sistema Estadual de Saúde em relação às conquistas que já havia sendo praticadas desde o início dos trabalhados pela Comissão e até então cumpridas pelo governo.  O 13° salário será discutido ainda na próxima reunião com governo na sexta-feira que vem.

07 reunião governo escala dezembro01

Participaram da reunião representando os servidores da saúde, os diretores do Sind-Saúde/MG Núbia Dias e Renato Barros

07 reunião governo escala dezembro02

A reunião de apresentação da escala ocorreu sob clima tenso entre sindicatos e governo. Enquanto acontecia a reunião, servidores da saúde manifestaram na porta do BDMG para acompanhar o resultado do encontro da Comitê de Folha de Pagamento. Na parte da manhã, os servidores estavam reunidos em assembleia na ALMG. Devido a reunião agendada para a tarde, os trabalhadores decidiram suspender a assembleia e se deslocar para o BDMG para encaminhar uma decisão após o anúncio do governo.

07 protesto bdmg escala dezembro11

Atenção servidores: Nova Assembleia na quinta (13) com participação de várias categorias do funcionalismo

Para pressionar o governo, os trabalhadores da saúde decidiram que na próxima quinta (13) será realizada uma nova assembleia da categoria às 10 horas no pátio da ALMG. Caso o governo não apresente uma data para o 13°, a saúde iniciará uma greve a partir do dia 13. Alguns sindicatos já sinalizaram adesão para um movimento unificado.

O não pagamento do 13° compromete o Natal dos servidores e os compromissos que todos os trabalhadores já fazem com o seu dinheiro.

Indignados com o descaso, os servidores ecoaram paródias de músicas natalinas que refletem a crueldade da falta de pagamento de um direito em uma data tão simbólica para as famílias:

“Então bom Natal, mas só para vocês!

Pra gente continua magrinho outra vez”

07 protesto bdmg escala dezembro07

07 protesto bdmg escala dezembro08

07 protesto bdmg escala dezembro01