Mesa Fhemig

Nova reunião da Mesa de Negociação com a Fhemig

Boa tb vista geral da mesa

Ontem, terça (09), diretores do Sind-Saúde participaram de reunião permanente de negociações da Mesa SUS com gestores da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) da Fhemig. A pauta da reunião incluiu demandas das unidades encaminhadas pelos servidores ao Sindicato.

De acordo com as demandas apresentadas pelo Sind-Saúde à Fhemig, foram discutidas as condições de trabalho do Bloco Cirúrgico do HJXXIII; a resposta do diretor do Pronto Socorro sobre os descontos dos trabalhadores que participaram de assembleias convocadas pelo Sindicato.

Também foi objeto da pauta, a solicitação da cópia do relatório que fez o dimensionamento assistencial na rede Fhemig entre 2011 e 2013 e as respostas aos ofícios do Hospital Alberto Cavalcanti e Hospital João XXIII. A Digep também foi interpelada a respeito do abono dos dias parados na greve (sobre o documento da Fhemig que foi enviado às unidades).

Confira como seguem as discussões na Mesa Fhemig:

Condições de trabalho no Bloco Cirúrgico do HJXXIII:

Uma comissão de trabalhadores do bloco detalhou para os gestores os problemas do setor.  Os trabalhadores expuseram que a falta de pessoal no bloco cirúrgico eleva o absenteísmo em função do do adoecimento pela sobrecarga de trabalho.

Resposta do diretor do Pronto Socorro sobre os descontos dos trabalhadores que participaram de assembleias convocadas pelo Sindicato:

Os gestores da Fhemig não trouxeram a resposta do diretor do João XXIII – ele acumula a vice-presidência da Fundação.

Cópia do relatório que fez o dimensionamento  assistencial na rede Fhemig entre 2011 e 2013

O Sindicato se posicionou solicitando que a Fhemig convoque auditoria do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MG) para que o órgão indique se o dimensionamento está correto. A Fhemig ponderou que o dimensionamento levou em consideração as especificidades dos setores, mas que ele é global. Ponderou que os gestores locais é que fazem a distribuição de servidores por setores. O Sind-Saúde exige que laudo do Coren, pós-vistoria nas unidades da Fhemig, seja discutido com gestores e trabalhadores e que o perfil do paciente seja considerado.

Respostas aos ofícios do Hospital Alberto Cavalcanti e Hospital João XXIII

A Fhemig não forneceu as respostas e o Sindicato reiterou a urgência da posição da entidade uma vez que os gestores dos dois hospitais têm sido denunciados pelos servidores por autoritarismo e falta de diálogo.

Abono dos dias parados na greve (sobre o documento da Fhemig que foi enviado às unidades):

O Sind-Saúde voltou a insistir que o prazo final estipulado pelo Governo que, termina em março, seja suspenso e que a Fhemig determine outro prazo depois de discutir com o Sindicato.

Além dos pontos discutidos, o Sind-Saúde cobra da gestão a redução da jornada sem redução salarial.