Promoções na SES e progressões na Fhemig

Lista para reposicionamento de servidores da SES será divulgada pelo governo

carreira


A promoção por escolaridade de 480 servidores da SES que aguardavam o reposicionamento enfim foi aprovada pela Câmara de Orçamento e Finanças do governo. Depois que a promoção automática passou a precisar da aprovação dessa instância, o direito de evolução na carreira tem se atrasado por 6 meses. O oficio com a informação circula entre os servidores e, segundo o governo, o comunicado oficial com a lista dos trabalhadores saíra em breve. O Sind-Saúde/MG critica a demora do governo em conceder o direito adquirido da promoção. Assim como ocorre com as nomeações dos aprovados no último concurso, a morosidade da SES causa uma avalanche de transtornos na vida profissional das pessoas que aguardam as ações do governo.

Ao ser procurado por centenas de servidores, o Sind-Saúde buscou esclarecimentos junto a gestão. O governo informou que dos 480 servidores, 412 são Especialistas em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS) do concurso de 2008, 45 Técnico de Gestão em Saúde (TGS), 13 Técnicos de Atenção à Saúde (TAS), 07 Auxiliares de Apoio à Gestão e Atenção à saúde (AUGAS) e 06 Analistas de Atenção à Saúde (AAS).  

De acordo com a legislação, para ter direito à promoção, o servidor precisa ter cinco anos de efetivo exercício, cinco avaliações de desempenho satisfatórias e escolaridade compatível com o novo nível, registrada no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Sisap).  

Situação dos aprovados da SES

Outro questionamento recorrente feito pela direção do SInd-Saúde ao governo diz respeito aos aprovados no concurso de 2014 que até hoje esperam a nomeação. No ano passado (09 de novembro de 2016), o concurso público da SES foi prorrogado por mais dois anos. Assim, os aprovados poderão ser nomeados até 14 de fevereiro de 2019. Mas a necessidade é imediata e a insuficiência de servidores na Secretaria justifica a nomeação.

Nas negociações com o Sind-Saúde/MG no fim do ano passado, o governo afirmou que apresentaria ao Sindicato até a primeira quinzena de fevereiro um calendário com mais nomeações de aprovados. A direção do Sindicato vai solicitar reunião com o governador e com o secretário de saúde para tratar deste assunto e de outras pautas especificas da saúde.

Progressões na Fhemig 

Já na Fhemig foi publicado 134 progressões de servidores da Fhemig e 3 da Hemominas na edição desta sexta-feira (10/02) do Diário Oficial de Minas Gerais.

Veja aqui a página do Minas Gerais com a publicação.