Marcha pelas 30 horas

Entidades organizam grande ato pela redução da jornada na saúde no Estado

A luta pela redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas na saúde vai tomar as ruas de Belo Horizonte em um grande ato unificado no dia 12 de maio. Essa é a preparação que entidades sindicais e organizações ligadas à saúde estão organizando para marcar a  unidade de todos os trabalhadores da saúde. Já foram três reuniões dos representantes das entidades para discutir o eixo do ato. Nessa sexta-feira (27), um novo encontro está agendado para definir os detalhes do ato que culminará na Marcha da saúde pelas 30 horas.

Participam da organizam da Marcha o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Saúde/MG), Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MG), Associação Brasileira de Enfermagem,  Sindicato dos Enfermeiros, Enfermeiros em luta, Sindicato dos Servidores de Belo Horizonte (Sindibel), Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviço de Saúde (Sindeess), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/MG), Movimento Popular da Saúde (MOPS) e Central Única dos Trabalhadores(CUT/MG).

A proposta das entidades é chamar a atenção dos governantes, prestadores de serviço em saúde e a população para a importância de diminuir a jornada de trabalho dos profissionais que lidam com a vida das pessoas. É comprovado que a rotina estressante e com plantões prolongados interfere no atendimento e na saúde do próprio trabalhador. Esta é uma luta de toda a sociedade por uma saúde de qualidade.

A Marcha irá reivindicar a redução da jornada para todos os trabalhadores da saúde, em unidades públicas e privadas, sem redução dos salários. As 30 horas na saúde é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Acompanhe as informações no site do Sind-Saúde/MG.

Entidades marcha 13 site

Primeira reunião aconteceu no dia 13 de março, no Coren