Luta Antimanicomial

Dia Nacional da luta Antimanicomial: contra o preconceito e a indiferença

dia 18

Neste dia 18 de maio é comemorado o dia nacional da luta antimanicomial, em Belo Horizonte, participantes dos Centros de Convivências, que recebem os portadores com sofrimento mental, vão as ruas em ato a favor da inclusão digna na sociedade, da humanização no atendimento feito aos portadores e o abandono do abuso da razão.

A concentração foi feita na Praça da Liberdade, em clima de muita alegria e festa por todos os avanços já garantidos aos portadores e do muito que ainda estão por conseguir, os participantes fantasiados compunham as alas do desfile da escola de samba, Liberdade Ainda Que Tam Tam que saiu pelas ruas do centro da cidade, em direção a praça da Estação.

Faixas com dizeres enalteciam a condição dos portadores estavam presentes em todas as alas do desfile, o principal objetivo do ato é mostrar a sociedade que os portadores de sofrimento mental não são invisíveis na sociedade e merecem levar uma vida com respeito e sem a indiferença.

Este ano as fantasias usadas pelos portadores, tiveram posicionamentos bem pontuais contra o governo, golpista, de Michel Temer