Hemominas: trabalhadores de Juiz de Fora cobram pagamento da insalubridade que é ampliado para outras regionais

001mod 1.jpg

Trabalhadores e direção do Hemominas discutem o pagamento da insalubridade.

O Sind-Saúde e o trabalhador do hemocentro de Juiz de Fora, Cosme Fabiano, se reuniram nesta quinta-feira (03/03) com a direção do Hemominas para cobrar o pagamento da insalubridade aos trabalhadores da regional Juiz de Fora e demais Hemocentros. Em Juiz de Fora o processo vem sendo implementado desde 2003 quando as primeiras reivindicações foram feitas.

Segundo o diretor do Sind-Saúde, Renato Barros, este processo já foi discutido, inclusive, na mesa SUS. A diretora Wânia Regina salientou a necessidade da “isonomia de tratamento entre os trabalhadores”, já que muitos tem direito, mas não recebem a insalubridade. Cosme Fabiano reforçou a fala da diretora dizendo que apenas uma parte dos trabalhadores do Hemocentro de Juiz de Fora recebe a insalubridade. A própria direção do Hemominas reconhece falhas no processo de pagamento da insalubridade, conforme o memorando encaminhado a Regional de Juiz de Fora no dia 15 de janeiro de 2009.

O Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do Hemominas, Marcelus Fernandes, afirmou que devido a pressão dos trabalhadores foi agilizado o processo para o recebimento da insalubridade. “Estamos agendando uma reunião com a Seplag para entrega em mãos do laudo técnico e vamos colocar a realidade da situação, inclusive, a pressão feita tantos dos trabalhadores quanto do Sindicato para que esta questão seja solucionada”.

O Sind-Saúde entende que esta situação é urgente e por isso a cobrança continua. “O nosso tempo não é o tempo da Seplag, por isso precisamos criar essa pressão para que a gestão dê um retorno com solução” concluiu Renato Barros.

Nesta reunião também esteve presente a diretora do Sind-Saúde Janina Soares, e da direção do Hemominas a responsável pelo setor de saúde ocupacional, Juliana Pessoa, a procuradora Magda Valéria e a Gerente de Recursos Humanos Maria das Dores.